Três razões que explicam o valor do treinamento no ambiente de negócios
A economia moderna, especialmente após a revolução da internet e a disseminação das compras online, tem como característica fundamental na maioria dos nichos de mercado a competitividade. Um pensamento conhecido diz que a concorrência estimula os negócios, entretanto, somente as empresas que estão preparadas para fazer frente aos seus competidores diretos e indiretos é que caminharão para o sucesso.
Para aumentar a competitividade de uma organização, independentemente de seu foco de atuação, é necessária uma equipe motivada e capacitada. E não existe forma mais assertiva de tornar os colaboradores um time engajado no crescimento pessoal e empresarial do que através dos treinamentos profissionais.
Os treinamentos e capacitações consistem diretamente na atualização das práticas de atuação, na complementação de conteúdos e na ampliação das competências necessárias para o bom desenvolvimento das atividades. E sua importância e valor podem ser compreendidos através de três razões principais.
A primeira delas está diretamente ligada a uma característica do mercado contemporâneo: a inovação. Fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é uma prática que deve ser repensada por gestores e suas equipes. É necessário inovar através da aprendizagem de novos conhecimentos.
Outro aspecto fundamental está na valorização do profissional que é selecionado para a participação em um treinamento. Ao perceber que a empresa tem interesse no seu aperfeiçoamento e na sua longevidade dentro da organização, o colaborador amplia sua motivação o que resulta em um serviço melhor e com mais qualidade.
O terceiro motivo, por sua vez, está associado à própria história e permanência das empresas no mercado. Por intermédio dos treinamentos ocorre o desenvolvimentos das carreiras dos profissionais, o que possibilita um planejamento de sucessão, tornando os profissionais mais experientes e permitindo que as substituições não impactem o cotidiano dos negócios.
Vale ainda destacar que quanto mais saturado o mercado, ou seja, maior a competitividade no segmento de atuação, mais importante é treinar os colaboradores. Fica a recomendação: não deixe para amanhã o treinamento que seus profissionais podem receber hoje.