Três setores para investir em 2017
O ano de 2017 começou com a promessa de ser mais calmo que o anterior, embora ainda não seja o ano dos sonhos para a economia. O mercado acionário reserva boas oportunidades, em destaque para alguns setores, como Financeiro, Empresas Estatais e Exportadoras.
O setor financeiro deve ter uma melhora nas margens em um cenário no qual o custo de captação se encontra em queda, como indicam os CDBs emitidos nos ultimos meses, ao mesmo tempo em que a inadimplência dá sinais de estabilidade. A curva para os contratos futuros de DI de um dia mostra a continuidade dessa tendencia ao longo desse ano, marcando um patamar próximo a 11,35% para o começo do próximo ano, sendo que há quem estima a taxa em um dígito.
As empresas ligadas ao governo, embora não sejam tecnicamente um setor, mas um grupo de empresas com características semelhantes, também podem oferecer bons pontos de entrada, tendo em vista a mudança de postura recente em direção a uma melhora nos resultados.
As exportadoras também deve ter um 2017 melhor, como o setor de papel e celulose, beneficiando-se com possíveis apreciações do dólar.
Análise: Celson Plácido, estrategista-chefe da XP Investimentos.