Trabalho Cooperativo: o Futuro no Presente
De acordo com o Worldwatch Institute, cerca de 1 bilhão de pessoas de 100 países do mundo participam de pelo menos uma cooperativa movimentando em torno de 2,2 trilhões de dólares ao ano. Cooperativa é ”associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente a fim de atingir suas aspirações econômicas, sociais e necessidades culturais através de uma empresa com propriedade compartilhada e de controle democrático”. Toda cooperativa é por princípio e por lei, sem fins lucrativos.
O trabalho cooperativo é para onde caminha o mercado. Atualmente, muitas empresas de engenharia não contratam mais seu corpo técnico via CLT, exigindo Notas Fiscais de serviço, ao invés. Esse problema é facilmente resolvido através da afiliação a uma cooperativa, a qual fornecerá ao seu cooperado a nota fiscal necessária, mediante taxa de administração. O profissional fica então, desobrigado a constituir empresa individual, que traz despesas fixas mensais, como por exemplo, de contabilidade.
Tendo isso em mente, foi fundada a CAEB - Cooperativa de Trabalho dos Arquitetos e Engenheiros do Brasil, com âmbito nacional, englobando todas modalidades de engenharia e arquitetura. Via cooperativa, o associado pode captar trabalho institucionalmente. Como são sem fins lucrativos, as cooperativas são dispensadas de licitação, podendo ser facilmente conveniadas com o poder público. Há inúmeras cooperativas do setor de saúde prestando serviço a municípios e estados sob convênios.
Desta forma, a CAEB, uma instituição com menos de um ano de atividade, está em busca de associados, em todo país, que tenham as necessidades acima descritas e que possuam característica individual de empreendedores e perfis pro-ativos, a fim de que captem trabalhos para si e para a cooperativa. Os interessados em juntar-se à CAEB podem escrever para contato@caeb.coop.br e serão informados sobre os passos necessários para o futuro do trabalho, já no presente.