Trabalho em equipe + planejamento de obra = ?
Após 4 anos trabalhando como engenheira de planejamento tive uma oportunidade de trabalhar como engenharia responsável técnica de uma obra.
O empreendimento consistia na construção de 98 apartamentos distribuídos em duas torres em Alvenaria Estrutural - Torre 01 - 50 aptos e Torre 02 - 48 aptos mais 7 lojas e área de lazer completa - Área Total construída: 12.549,79 m².
Quando assumi a gestão da obra a fundação já estava concluída e um dos prédios já estava no terceiro pavimento de alvenaria. Ainda sim foi uma verdadeira realização profissional, sabe por quê? Porque conseguimos entregar no prazo, no custo e com qualidade.
Abaixo, alguns números positivos apurados durante a execução da obra:
- Alvenaria Estrutural com produtividade 25m²/dia - índice orçamento: 14,7m²/dia.
- Forma Estrutura com produtividade 19m²/dia - índice orçamento: 9,8m²/dia.
- Emboço Interno com produtividade média de 21m²/dia - índice orçamento: 19,6m²/dia.
- Contrapiso com produtividade média de 24,6m²/dia - índice orçamento: 19,6m²/dia.
A imagem a seguir foi criada durante a execução da obra no intuído de gerenciarmos a produtividade de cada funcionário comparando com o indice estabelecido no orçamento da obra:
Conseguimos produção com produtividade e qualidade porque:
- Mestre com uma sabedoria incrível para conversar com todos. Promovia a comunicação dentro do canteiro através de uma liderança flexível e aberta a sugestões.
- Encarregados de extrema competência. Fizeram o trabalho deles de uma maneira impecável, motivando, orientando, conferindo e não deixando faltar material para as equipes deles.
- Estagiaria, técnica de segurança, auxiliares, departamento pessoal e almoxarifes, todos engajados, comprometidos, motivados e realizando o seu melhor. Desempenharam um excelente trabalho.
- Através de uma boa liderança, trabalho em equipe e controles diários do efetivo conseguimos promover o respeito dentro do canteiro da obra. Em decorrência disso, tivemos baixos índices de turnover (rotatividade) e absenteísmo (ausências no trabalho). O mais interessante é que medíamos não só turnover e absenteísmo como também monitorávamos os índices de cada encarregado, como pode ser visto no exemplo abaixo:
- Definimos uma sequência construtiva e a seguimos firmemente. Em cada pavimento que se entrava tinha uma equipe realizando uma atividade seguindo exatamente conforme o planejado e a sequência construtiva.
Quando você não segue a sequência construtiva gera retrabalho, exemplo: instalar forro de gesso nos banheiros sem passar a fiação. Assentar os azulejos do banheiro sem a instalação dos alizares da janela ou sem a colocação das placas dos shaft's. A seguir um modelo de como acompanhávamos nossa sequência construtiva:
- Pagamos pela produção de forma justa para a equipe de pedreiros e principalmente para os serventes. Pedreiro só consegue de fato uma boa produtividade se tiver um bom ajudante ali do seu lado que não deixa faltar material e mantém o local de trabalho limpo e organizado.
- Todas as atividades eram devidamente conferidas antes das liberações das medições e pagamentos.
- Obra limpa, organizada e funcionários fazendo o devido uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva.
- Acompanhamos muito de perto as entregas dos materiais e o fato de termos feito um cronograma muito detalhado fez que não tivessemos problemas de esquecimento de pedidos de materiais.
- Tínhamos cronogramas de acompanhamento semanal de cada atividade, cronograma de acompanhamento das aquisições e bons critérios de recrutamento e seleção da equipe DIRETA da obra.
Abaixo um simples modelo que utilizávamos para o acompanhamento mensal de execução das atividades dentro das torres:
A junção do planejamento + acompanhamento diário + respeito à sequência construtiva nos trouxe como um dos benefícios o efetivo término dos apartamentos:
Contudo, quero ressaltar que tudo isso só foi possível por causa das pessoas que trabalharam ao meu lado.Uma equipe unida e muito competente. Já escrevi em alguns artigos dizendo que engenheiro não constrói nada sozinho, que ele precisa de seu mestre, seus encarregados, seus estagiários e técnicos e reconhecer isso é o primeiro passo para as obras começarem a serem entregues no prazo.
Um exemplo que gosto muito é que não adianta o engenheiro colocar material dentro do almoxarifado se quem coloca no local de trabalho, confere e estimula a produção com produtividade e qualidade é o encarregado e o mestre.
Meus artigos relatando o que considero ser uma verdadeira liderança foi porque coloquei cada um dos meus valores em prática e obtive um excelente resultado.
Eu acredito fielmente na frase do empresário Jorge Paulo Lemann - "GENTE BOA, ATRAI GENTE BOA". Eu tive um diretor de obras que dizia que se você vai precisar de 6 pedreiros, contrate 2, trate-os de maneira respeitosa e dê condições de trabalho para que eles consigam produzir fazendo um bom serviço. Pague-os de maneira justa e os demais irão aparecer porque esses 2 vão chama-los. Assim, os pedreiros e os serventes queriam trabalhar na nossa obra.
Conhecimento técnico é importante? Sim, mas não é o fundamental. O mais importante é ter uma EQUIPE unida por uma liderança justa, humilde e honesta.
Quando você monta um time e mostra claramente para onde temos que ir, quais são as metas e se esse time está seguro com quem eles estão indo, o resultado é o da imagem abaixo:
Muitos me disseram que foi sorte de principiante e, para aqueles que pensam assim, minha resposta é:
Obrigada a todos que contribuíram com essa realização de sucesso! - Gente Boa, atrai gente boa mesmo!
Conheçam um pouco mais do empreendimento realizado. Lembrando que esse é só o começo:
Experimente liderar através do exemplo e motivar sua equipe sempre. Posso te garantir que os resultados serão muito positivos.
Todo líder de verdade constrói equipes ao invés de contratar empregados.
Sobre a autora: Aurora Martins é engenheira de Produção Civil com MBA em Gerenciamento de Projetos, especialista em planejamento e controle de obras. Seu principal foco é montar um TIME em todas as suas obras e trata-los como tal. Ter respeito e humildade, ser justa, ter metas claras, objetivas e exequíveis sempre.
Tecnólogo em Construção Civil I Assistente de Engenharia I Auxiliar de Engenharia I Técnico em Edificações I Discente de Engenharia Civil - Bacharelado
7 aParabéns Aurora Martins, pela postagem do empreendimento Bella Verona, excepcional pela funcionalidade, estética e conforto. Incrível filmagem dos detalhes. Caso venha a precisar de um Técnico em edificações com experiência, por favor, me contate. Disponível para trabalhar fora de meu Estado e para início imediato, F: (41) 99808-7091. Será um prazer imenso trabalhar contigo, caso seja possível. Obrigado. Abraços. Marçal
Engenheiro Avaliador | Perito Judicial | Avaliador de Imóveis | Perito Grafotécnico | Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia | Vistorias | Assistente Técnico | Avaliação Imobiliária
8 aParabéns, Aurora Martins!!! Orgulho master de você!!!
Engenheiro Civil
8 aParabéns Aurora, você pode ter certeza que todo mundo que trabalhou com você sabe do seu potencial, mesmo não demonstrando ou falando ao contrário. Faltou o diagrama "Tempo x Caminho" rsrsr
Engenheiro Civil
8 aParece ter sido um desafio muito motivador. Que surjam mais gestores assim. Parabéns! Gostei demais da abordagem do artigo, demonstrações numéricas na prática, o reconhecimento da equipe.
Engenheiro Civil
8 aParabens Aurora Martins trabalhamos pouco juntos, mas dava para ver que seu sucesso viria de maneira muito competente, parabéns... tem muito a ensinar aos novos engenheiros que estão chegando no mercado, mais uma vez parabéns e sucesso.