TRABALHO EM EQUIPE, POR QUE É TÃO DIFÍCIL?

TRABALHO EM EQUIPE, POR QUE É TÃO DIFÍCIL?

São inúmeras as vantagens do trabalho em equipe, tanto para a empresa, escolha, projeto comunitário ou pessoal, quanto para você mesmo. Trazer pessoas com perfis diferentes, experiências de vida e conhecimentos complementares para pensar um problema de maneira coletiva somente traz vantagens, ao menos é o que tanto se fala.

O problema está no conflito entre os indivíduos que minam e enfraquecem o poder da colaboração e trabalho em equipe. O trabalho em equipe necessariamente forçam as pessoas a trabalharem de uma maneira diferente. Naturalmente o ser humano é adverso à mudança, não lidam bem com mudanças, pequenas ou grandes. Já pensou em mudar seu caminho para o trabalho?

Crescemos e fomos educados (família, amigos e escola) a sempre buscar uma única solução que precisa ser a certa. Estamos rodeados pela cultura da busca do sucesso e aceitação. Assim, com essa mentalidade na cabeça, entramos nas reuniões já predispostos a impor a minha solução como a melhor, a única e a correta. Aí vem o choque, todos os outros participantes entram com a mesma mentalidade e, ao invés de colaboração, o que acontece é um choque de mundos que resulta em duas horas de discussão e perda de tempo.

O FRACASSO DO TRABALHO EM EQUIPE ACONTECE QUANDO VOCÊ DEIXA SUA CRIANÇA INTERIOR TOMAR CONTA, DEIXANDO QUE ELA SE REVOLTE PORQUE ALGO NÃO FOI FEITO DA SUA MANEIRA, OU COMO VOCÊ QUERIA.

Há muitas manifestações:

  • duas ou mais pessoas não se dão bem
  • uma ou mais pessoas não conseguem receber direcionamento ou ordem
  • as pessoas tendem a querer apenas falar ao invés de ouvir, preocupado em convencer o outro do seu ponto de vista
  • as pessoas ficam entendiadas com a opinião dos outros e param de prestar atenção

Confira o VÍDEO sobre o Desafio do Marshmallow, para entender como diferentes grupos desempenham quando têm que trabalhar em equipe.

Os benefícios do trabalho em equipe são inúmeros, vamos listar alguns:

  • fluxo de ideias e conhecimentos novos
  • oportunidade para aprendizado e aperfeiçoamento pessoal
  • fazer novas amizades e aprende com o outro
  • aprende a observar pessoas e comportamentos que podem servir de modelo para você, leia meu artigo sobre PESSOAS EMOCIONALMENTE FORTES para entender mais
  • você exercita a tomada de decisão, já que está em um ambiente em que pode simular diferentes pontos de vista. Confira meu artigo sobre TOMADA DE DECISÃO para entender como pode ser um processo mais simples
  • aprender a conhecer a si próprio melhor (por que tenho estas reações em grupo?)
  • aumento da criatividade, leia meu artigo sobre CRIATIVIDADE para entender este processo
  • aprender a sentir e controlar as diferentes manifestações do stress.

O MAIOR BENEFÍCIO de todos é de poder COMPARTILHAR, ao compartilhar você ensina e qualifica os outros, ao mesmo tempo em que você recebe de volta credibilidade, tornando-se uma referência, sendo a pessoa de escolha ou opção, convertendo-se naturalmente em um líder.

Lembre-se da última vez em que você participou de uma atividade em grupo, como você se sentiu? Que sentimentos tomaram conta? Tente entender por que você se sentiu desta maneira e identificar se seu comportamento o isolou do grupo ou o fez mais engajado e colaborativo.

Não deixe de COMPARTILHAR este artigo com seu amigos, colegas de trabalho, em suas redes sociais. Aproveite o poder de colaboração que está latente nas diversas redes sociais das quais você participa.

www.zeravat.com.br


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Claudio Guilhermão Tavares

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos