TRABALHO EM EQUIPE
"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”.
(Ayrton Senna)
O trabalho em equipe começa a criar vida quando um conjunto de pessoas decide desempenhar uma certa atividade, juntas, com a finalidade de executar uma determinada atribuição. Ter a facilidade de se adaptar em grupos é de fundamental importância para qualquer profissional, principalmente no atual cenário coorporativo.
A relação entre os integrantes de uma equipe é quem vai determinar se o grupo terá uma boa performance. Cada integrante possui uma personalidade, e o time acaba favorecido quando essas personalidades são compatíveis entre si. Isso ajuda a criar um ambiente tranquilo e favorável, que é fator primordial para qualquer conquista. Para isso, cada membro precisa considerar a equipe em primeiro lugar, abrindo mão em alguns momentos dos interesses pessoais. A empatia, o respeito e a harmonia necessitam ser trabalhados em todas as situações, para que a tarefa executada seja agradável e atinja um nível de eficiência satisfatório.
As diferentes personalidades agregam ao grupo maior poder de criatividade, que possibilitam alternativas variadas de soluções para os desafios do cotidiano.
Através do trabalho em equipe é possível compartilhar experiências e acelerar o alcance dos propósitos comuns. Considerando que o mundo dos negócios ganha um ritmo cada vez mais impetuoso, é vital o entendimento de que individualmente a exposição é bem maior, e que o potencial de cada um ganha proporções inimagináveis quando trabalhado em conjunto.
Para se ter êxito trabalhando em equipe é preciso desenvolver habilidades como a paciência, aprender a ouvir e compartilhar, aceitar a opinião alheia, ser solidário e participativo, priorizar o diálogo sempre, planejar em conjunto, e principalmente, aproveitar a oportunidade de aprendizado que se tem trabalhando ao lado de várias pessoas completamente diferentes umas das outras.
Segundo Augusto Cury “ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros”.
Ainda segundo Cury, “se quiser sobreviver e ser feliz, você precisa treinar, trabalhar e viver em equipe”.
A partir dessa conclusão deixo uma pergunta: “Quais os tipos de habilidades você terá que desenvolver para realizar tudo o que deseja”?
Taisy Morais
Master Coach