Trabalho remoto, IA, e a Lei de Parkinson

Trabalho remoto, IA, e a Lei de Parkinson

Uma pesquisa rápida no Linkedin mostra um número muito grande de textos e comentários sobre dois temas: as vantagens e desvantagens do trabalho remoto, e os riscos ou oportunidades que IA pode trazer.

Portanto, para poupar tempo vou analisar estes temas de forma conjunta, usando a famosa lei como denominador comum:

“A lei de Parkinson é um epigrama formulado pelo escritor britânico Cyril Northcote Parkinson que diz que "o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. Quanto mais tempo, mais importante e exigente o trabalho parece." (Wikipedia).

Começando pelo trabalho remoto, que explodiu durante a Pandemia do Covid-19, faça a sua própria análise:

- Em média quantas horas por semana você economizou por não ter que se deslocar até o seu local de trabalho?

Como você usou estas horas adicionais?

a) criando produtos, melhorando processos, buscando novos clientes, treinando a sua equipe?

b) marcando e fazendo reuniões online?

c) quais destas reuniões tinham assuntos que poderiam ser resolvidas levantando-se da sua mesa e indo até a mesa da outra pessoa, ou durante uma pausa para o café, ou mesmo almoçando?

d) fazendo tarefas domésticas, tais como preparar a comida, limpar a casa, arrumar gavetas, fazer compras pela internet e receber as encomendas?

e) você conseguiu manter o seu horário de trabalho, ou foi cobrado para estar disponível em outros momentos?

f) finalmente: quanto do tempo adicional você usou para relaxar, estudar, conviver a sua família, praticar um esporte ou hobby? 

Da mesma forma, vamos analisar a IA – Inteligência Artificial – e suas possíveis consequências:

a)    Quantas pessoas na sua empresa fazem um trabalho semelhante ao seu?

b)    Quais das suas tarefas podem ser classificadas como: criativas, analíticas, ou repetitivas segundo um padrão ou processo?

c)    Pense como as suas tarefas eram feitas antes de existir os computadores pessoais, a internet, e os smartphones. Elas eram realmente feitas antes, ou só foram criadas depois que estas invenções se tornaram populares?

d)    Você sabe o que faziam estes profissionais e porque não fazem mais: ascensorista, foguista, telefonista, operadora de telex, cocheiro, lambe-lambe, lavadeira?

e)    Que habilidades você tem e que seriam mais difíceis de serem substituídas por IA?

f)     Se parte das suas tarefas puder ser automatizada e substituída por IA, o que você poderá fazer com o tempo que sobrar?

 Lembre-se nada é permanente, exceto a mudança. Mas em cada mudança haverá pessoas ganhando ou perdendo com ela; e quanto mais rápido você entender de qual lado você está maiores serão as suas chances.


#IA #AI #trabalho #remoto #homeoffice #leidepasrkinson #riscoseoportunidades

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos