Trabalho remoto = + qualidade de vida

Trabalho remoto = + qualidade de vida

O trabalho remoto continua como uma das principais tendências para 2023. Mesmo que muitas empresas estejam voltando ao modelo presencial ou híbrido, na área de tecnologia o trabalho remoto parece ter chegado pra ficar.

Discussões sobre home office têm defensores de ambos os lados — os que preferem a liberdade e flexibilidade de trabalhar de onde quiser e aqueles que dizem que somente a ida diária ao escritório é produtiva.

Porém, vamos aos números para entender realmente o que a galera de TI pensa sobre o assunto. Uma pesquisa realizada pela startup Relevo revelou que 79% das pessoas que trabalham com tecnologia preferem mudar de emprego do que voltar ao trabalho presencial

Mas afinal, por que o trabalho remoto virou a preferência de tantos profissionais da área? Vamos descobrir a seguir!

O trabalho remoto traz mais qualidade de vida

O mundo costumava ser mais presencial antes da pandemia de covid-19. A partir do isolamento exigido em 2020, muitas empresas tiveram que aderir à transformação digital e adaptar seus regimes de trabalho. Com essa mudança, o trabalho remoto foi a solução encontrada.

Aliás, uma pergunta bastante comum é: por que ir ao escritório se as tarefas tech só precisam de um computador e internet e, portanto, podem ser executadas de qualquer lugar? As reuniões podem ser virtuais e o andamento dos projetos não necessitam de acompanhamento presencial, não é? 

Mas não é só isso que pesa tanto na hora de decidir se a volta aos escritórios vale a pena. Antes da crise sanitária, o índice de trabalho presencial era de 76,2%. A partir do momento que os profissionais começaram a trabalhar remotamente e perceberam os impactos disso no dia a dia, aí fica difícil topar voltar para o presencial.

A relação entre qualidade de vida e trabalho é vista a partir de alguns pontos:

  • as pessoas têm flexibilidade;
  • os colaboradores têm liberdade criativa;
  • há autonomia nos processos;
  • é possível equilibrar vida profissional e vida pessoal.

O futuro do trabalho no pós-pandemia aponta que a qualidade de vida é uma das prioridades para os colaboradores. Por isso, o home office (ou o anywhere office, para quem preferir) ficou muito mais valorizado e às vezes pode ficar acima de fatores como o salário e benefícios.

O nosso Rocker Lucas Ferreira conta que já morou em cidade grande e conhece bem a rotina de gastar horas para ir e voltar do trabalho todos os dias. Ele também percebe o ganho em qualidade de vida nesse quesito:  “As horas de deslocamento são um tempo que eu poderia utilizar em outras coisas na minha vida, tipo um hobby novo, aprender a tocar um instrumento ou mesmo utilizar para estudos, porque estão ali uma ou duas horas do dia que não voltam”, explica nosso Scrum Master.

A qualidade de vida envolve questões como o bem-estar físico e mental. Nesse contexto, o trabalho remoto possibilitou que os funcionários passassem mais tempo com a família, cuidassem mais da saúde e tivessem maior satisfação pessoal e profissional.   

É um modelo flexível e o profissional organiza seus horários

A flexibilidade do trabalho remoto é um dos benefícios que ajudam no aumento da qualidade de vida. No entanto, também é inegável que isso pode ser um problema quando a pessoa não consegue fazer gestão de tempo. 

A partir do momento que o profissional consegue organizar seus horários e entende suas responsabilidades na equipe, o regime de trabalho flexível fica muito mais fácil! A possibilidade de conciliar o trabalho com outras tarefas da rotina faz com que o estresse diminua, além de facilitar a adequação de compromissos.

“O trabalho remoto facilita demais, porque eu consigo agilizar meu trabalho. Acho que é o conforto do ambiente de casa, em que posso começar antes, às vezes estender um pouco mais. Assim eu tenho um ambiente mais seguro para trabalhar e consigo desenrolar melhor o trabalho”, explica Doug Calebe, nosso UX Designer.

A liberdade de escolha e a flexibilidade no dia a dia é o que leva 21,4% das pessoas a preferirem trabalhar de forma remota. Ir em consultas médicas, praticar exercícios físicos, curtir momentos com familiares, amigos e animais de estimação, escolher o lugar em que você vai trabalhar — esses são apenas alguns dos pontos que mostram as vantagens das equipes officeless.

O nosso Scrum Master, Lucas, ressalta outros benefícios da flexibilidade de horários. “Você tem muito mais tempo para passear, brincar com seus filhos, seu cachorro, com seu gato. Você consegue fazer refeições com a sua família, consegue acompanhá-los mais de perto, estar mais presente. Também tem pessoas que preferem trabalhar em horários alternativos, um pouco diferente do horário comercial, e a flexibilidade do trabalho remoto torna isso possível”, pontua.

Ajuda a poupar dinheiro e tempo 

Esses são alguns dos benefícios que pesam bastante na escolha. Os deslocamentos de casa para o escritório e vice-versa podem levar até horas, sobretudo em grandes centros urbanos — para quem depende de transporte público então, o tempo dos trajetos pode ser ainda maior.

O Doug Calebe fez as contas e nota claramente o tempo que poupa com o trabalho remoto. “Eu sou de São Paulo, então gastaria tempo indo até o local de trabalho. Por exemplo, uma hora e meia ou 2 horas para ir e para voltar são pouco mais de 10 horas na semana”, calcula. 

Não há dúvidas que o trânsito é um dos fatores que mais desgastam os funcionários. Inclusive, 25,7% dos entrevistados disseram que a economia de tempo que seria gasto no trânsito é um dos principais benefícios que os fazem optar pelo trabalho remoto

Nesse sentido, nem é só a economia de tempo que guia essa escolha. Os aspectos financeiros também são considerados, pois envolvem transporte, alimentação e até outros custos que à primeira vista não parecem tão evidentes, como uso de vestimentas, calçados e até o consumo de internet no plano de celular. 

Pois é, talvez você não tenha pensado nesses pequenos detalhes, não é mesmo?

Os profissionais se sentem mais produtivos

Um estudo realizado pelo professor de economia da Universidade de Stanford, Nicholas Bloom, aplicou um teste controlado com os colaboradores de uma empresa de viagens chinesa, a Ctrip. O intuito da pesquisa era avaliar a produtividade dos funcionários e os efeitos do trabalho remoto.

O resultado mostrou que os profissionais que trabalhavam em modelo remoto eram até 13% mais produtivos. Outro aspecto positivo foi que esses mesmos colaboradores se sentiam mais satisfeitos com o trabalho e também ficavam menos doentes.  

A autonomia no dia a dia é um dos pontos que aumentam o engajamento. A TinyPulse, uma empresa que mede o engajamento de funcionários, fez uma pesquisa com pessoas que trabalham remotamente e concluiu que 91% dos colaboradores afirmam que se sentem mais produtivos quando trabalham fora do escritório.

Veja outros números interessantes sobre essa pesquisa:

  • 41% gostam da liberdade de escolher onde e quando trabalhar
  • 28% diz que acomoda as necessidades da família
  • 8% afirma que não gosta de trabalhar do escritório

Equipes com talentos mais diversificados

Quando uma empresa opta pelo trabalho presencial ou híbrido, ela reduz a criação dos times apenas para colaboradores que moram em uma determinada região ou cidade. Por outro lado, as equipes remotas são muito mais amplas e abraçam pessoas dos mais diversos lugares.

São diferentes culturas, sotaques, experiências e vivências que se misturam e criam soluções alternativas e únicas. As empresas com times remotos também são um jeito de oferecer mais oportunidades para profissionais de outras localidades. 

A pesquisa da Revelo de 2021 apontou que o número de desenvolvedores que vivem no sudeste caiu 17,7% — em contrapartida, houve um crescimento de 42% a 50% de profissionais de outras regiões. Ou seja, as oportunidades se ampliam e é possível inserir talentos que estão há quilômetros de distância.  

Há um  mercado global cheio de talentos incríveis que poderiam estar potencializando os resultados das marcas. Contudo, muitas delas perdem profissionais qualificados por não adotarem o trabalho remoto.  

Na Tunts.Rocks o “Work Hard” é remoto!

Dá um grande orgulho em ser uma empresa de vanguarda que já atua no modelo remoto desde 2009! É isso mesmo, a Tunts.Rocks já notava os benefícios de trabalhar remotamente há mais de uma década!

De lá para cá muita coisa mudou, mas a inovação continua correndo em nossas veias. Queremos que nossos Rockers tenham experiências únicas enquanto criam soluções para nossos clientes — e não abrimos mão da qualidade de vida, por isso um dos valores é o "Work Hard, Play Hard”.

A nossa cultura se fortalece por meio de iniciativas como a Rocks.Box, que é enviada mensalmente para nossos Rockers com mimos pensados para tornar a experiência remota ainda mais positiva — além de manter o time unido, para que eles se sintam pertencentes e mais engajados.

Vem conferir um pouco mais da nossa experiência e como a Tunts.Rocks lida com o trabalho remoto:

  • Comunicação assíncrona: sabemos que cada pessoa tem seu próprio tempo para se comunicar e contribuir com os projetos, por isso adotamos o modelo de comunicação assíncrona
  • Team leaders: nossos líderes tem experiência na gestão de equipes remotas e as equipes são alinhadas e produtivas
  • Valores e propósitos da Tunts.Rocks: temos nossos valores muito bem definidos e nossos Rockers mergulham fundo na nossa cultura
  • Cultura da pessoa/Rockers first: A Tunts.Rocks só existe graças aos nossos Rockers, então nosso time está sempre em primeiro lugar

Os hábitos mudaram, sobretudo após o início da pandemia. Desenvolvedores e outros profissionais de TI mais novos cresceram em um ambiente interconectado, com mais opções de escolha. Portanto, não é à toa que eles são mais exigentes e buscam alternativas mais flexíveis

Para finalizar, Lucas disse algo que é um dos aspectos mais interessantes do trabalho remoto. Olha só: “na verdade, não precisa ser literalmente de casa que você trabalha. Você tem uma liberdade gigantesca para viajar e continuar trabalhando da mesma forma, na mesma empresa e fazendo a mesma coisa que você faria na sua casa.” Não ficar preso a um lugar só é muito positivo, não acha?

Gostaria de fazer parte da Tunts.Rocks e trabalhar de qualquer lugar? Fica de olho nas nossas vagas.

#trabalhoremoto #bolhadev #ufpr #pucpr

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tekna.Rocks Brazil

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos