Trabalho social e transição para uma carreira internacional.

Trabalho social e transição para uma carreira internacional.

Enquanto divido com vocês, a minha procura oportunidades de trabalho na Itália, e os desafios de ser um profissional internacional.


Hoje trago, um pouquinho da minha decisão de me dedicar mais a sociedade que escolhi viver, até encontrar um trabalho que tenha a ver com as minhas experiências e os meus valores como pessoa. O que de fato, não é uma tarefa fácil!


Sendo assim, dependendo da forma que você se organizou financeiramente e mentalmente pra isso, o trabalho voluntário em outro país, acaba realmente sendo uma bela porta de entrada pra entender a sociedade e ainda exercer na prática suas habilidades pessoais/profissionais.


Eu por exemplo, sempre gostei de me conectar com as pessoas, no Brasil a area de comércio exterior, sempre me puxou pra exercer esse trabalho.

Um trabalho que não apenas conecta mercadorias e matérias primas, mas que primeiramente cria relações de confiança. Portanto, era um trabalho, não só burocrático de importação e exportação, mas que também foi me levando a fazer boas conexões/relações comerciais.


Sempre tive comigo a importância dos relacionamentos, e com o tempo fui estudando e exercitando cada vez mais sobre isso. E neste sentido, a venda era uma relação duradoura e que acompanhar o processo do cliente, após o fechamento de uma negociação era tão importante quanto vender pra mim.

Minha prioridade pra ter a fidelização do cliente, era ganhar confiança de que eu estava ali sempre atenta, com soluções antecipadas para o que de errado pudesse acontecer, com máximo de transparências nas informações.


Mas o que isso tem haver com o trabalho voluntário?

A decisão do voluntariado, foi justamente trazer esse cuidado que eu já tinha em mim no meu dia a dia de trabalho, para atuar em um voluntáriado.

Isso porque, na maioria das vezes, você não consegue atuar diretamente na sua area de expertise, logo no primeiro emprego, quando se decide transferir de país. Por isso, é preciso estar preparado para esse tipo de cenário e ter planos de crescimento a longo prazo.


Dentro dessa oportunidade de ser voluntaria dentro de um hospital na Itália, eu sinto que tenho a oportunidade de colocar em prática toda a minha expertise comercial, atendendo um público extremamente diversificado e carente de atenção.

Em fases transacionais, em que as pessoas estão em uma curva grande de aprendizado, (como exposto no meu último artigo), é extremamente importante ganhar a confiança de volta e lembrar do profissional e das experiências que se teve antes. É praticamente o sentimento de buscar a sua identidade de volta.


A experiência do voluntariado, vem trazendo tudo que eu mais amo! A conexão com as pessoas, o sentimento de ajudar alguém, de dar atenção, resolver problemas, ouvir, dar informações com transparência e criando relacionamentos de confiança.


O mais interessante, é que por muitas vezes, me deparei dentro do hospital com estrangeiros que não sabiam falar italiano. Com a minha experiência comercial, do mestrado, de aprendizados de línguas que vim investindo e adquirindo com o tempo, por exemplo, consegui me comunicar com a maioria deles de um jeito muito mais empático. Isso vem me trazendo um bem e um estado de satisfação e confiança enorme na minha capacidade humana e profissional!

Isso porque a experiência de ter sido um dia vulnerável (como o estrangeiro que chega no hospital, sem falar a lingua) e seguir aberta em querer entender as pessoas e as necessidades dela, te coloca em um lugar muito especial, de não mais só coadjuvante da sociedade, mais do inicio de um protagonismo.


Portanto, para se tornar um profissional desejável no mercado e internacionalizado, as etapas de evolução e crescimento dentro da sociedade, dificilmente serão quebradas. Caso contrario, só com muita fluidez nas línguas e sendo transferido através de um empresa multinacional, por exemplo, para alcançar rapidamente um cargo desejável. Fora isso, o espaço social e profissional deve ser muito bem planejado e conquistado.


Por isso, se sentir parte da sociedade, é extremamente importante para uma recolocação de trabalho na area que você realmente deseja atuar e tem experiência.

Nesse contexto, o trabalho voluntário pode ser uma excelente alternativa inicial para transições de carreiras e sociais, trazendo muita satisfação para seguir em um processo próspero de recolocação profissional, dando espaço para você por em prática suas habilidades que por muito tempo podem ficar guardadas, até você conseguir ganhar seu espaço social e profissional.


#transicaodecarreira #transicaosocial #workabroad #carreirainternacional

#voluntariado

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caroliny Andretta

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos