Trago o seu amor em 3 dias...
3 dias…..
Esse tem sido um número e um tempo mágico do hype instagramável da educação executiva…A pandemia trouxe muitas oportunidades, possibilidades e avanços no mercado da educação.Nós mesmos mudamos a forma de atender e ficamos muito mais flexíveis e potentes.
Ocorre que também trouxe muita confusão.
Todo mundo virou escola.
Todo mundo virou guru.
As empresas viraram escola.
As marcas viraram escola.
Da noite para o dia, milhares de pessoas viraram autoridade em algum assunto.
Você entraria em um avião em que o piloto teve um treinamento em 3 dias?
Deitaria em uma mesa de cirurgia com o médico que fez residência em 3 dias?
Por que afinal, em 3 dias você virará um gestor?
Em 3 dias você será o detentor do segredo da prosperidade?
Tenho compreensão com a tendência do fast learning. Os resumos, os audiobooks, os frameworks. São úteis. Também os consumo, mas não substituem as avenidas mais profundas de desenvolvimento. Apenas estimulam e irrigam, mas não constroem.
Prédio alto precisa de pilares e fundação adequados (profundos e robustos).
Fundação e pilares levam tempo na obra.
Educação, executiva ou não, são camadas de tinta. Desenvolver musculatura em gestão leva tempo.
Mas eu não poderia fazer 50 imersões de 3 dias em 2 anos? Você pode tudo. Apenas quero provocar reflexão e, por que não, um contra hype ou até colocar o bode na sala?
Eu sou super favorável a qualquer tipo de experiência educacional.
Recomendados pelo LinkedIn
Agora não devemos confundir sensibilização e provocação de insights com formação.
Eu mesmo quando comecei a empreender no ramo do treinamento e desenvolvimento (2004), tinha a crença que uma experiência vivencial de um ou dois dias seria capaz de transformar um time. Era um oba oba. Por isso, mudamos, evoluímos e depois nos associamos à 9ª melhor escola de negócios do mundo.
Aprendi na prática que não é assim. Sensibilização e sustentação são coisas diferentes. Passar da incompetência inconsciente para a competência inconsciente é um processo. Basta lembrar a primeira vez que você dirigiu um carro.
Bom, não estou me posicionando contra as mentorias e as imersões. Pelo contrário. Mas o processo de lifelong learning percorre a combinação de educação formal conceitual, vivências, praticagens e também palestra, artigos, mentorias, imersões, etc.
Estou defendendo o “e” e não o “ou”.
Me incomoda o “abandone a construção profunda e consistente” e em 72 horas te entrego o que você demoraria 10 anos. Esse é o ponto.
Existem pesquisas sobre o tempo que você demora para se tornar excepcional em alguma coisa (10.000 horas – vide o livro “Outliers” de Malcolm Gladwell)
Estou neste momento voltando de uma cidade do sul do Pará, onde fui visitar um cliente que atendemos há 6 anos. Eu disse 6 anos.
Fiquei muito impressionado com a consistência de sua gestão, liderança e os resultados do seu negócio.
Este cliente falava com uma propriedade e com uma intencionalidade de temas como proposta de valor, posicionamento estratégico e futuro de seu negócio, com profundidade e autoridade e não como um papagaio que aprende a repetir uma frase.
Vocês não têm noção do caminho e do esforço de desenvolvimento deste empresário e de sua empresa.
São 6 anos ganhando musculatura de maneira conceitual e aplicada em seu negócio e em sua gestão e liderança. Fiquei orgulhoso da transformação e do crescimento dele e da empresa. Não pegaram atalhos. Serão longevos e prósperos sem bravatas de palco.
Era mais isso. “E” e não “OU”.
A comissária pediu para eu fechar o notebook..
Quer construir um plano consistente de carreira? Experimente as jornadas executivas FDC como o trekker.
Quer construir um plano de crescimento, transformação e longevidade para sua organização? Experimente o diagnóstico ciclop e as jornadas corporativas FDC.
Até mais!
Fabio Garnieri - CEO da Lumit | Associada FDC