Transformação Ágil em um time de serviços - parte 1
Se você é da área de tecnologia, em especial se trabalha com desenvolvimento de produtos talvez já esteja mais familiarizado com o termo Transformação Ágil. Entretanto, se você não é, continua por aqui que esse artigo é justamente para desmistificar o tema e mostrar como é possível realizar essa transformação em equipes que não atuam diretamente nessa área.
Antes de começar, é importante ter em mente que transformação ágil não é simplesmente trabalhar mais rápido ou ser mais dinâmico. mas sim, estimular a cultura do conhecimento interno e qualificar as pessoas, impactando positivamente em toda organização e isso inclui seus resultados. Aprender, compartilhar conhecimento e se comunicar para aprimorar processos: esse é o ponto de partida da transformação ágil!
Quando estamos em um time que não gera valor diretamente ao negócio da empresa, existe a necessidade latente de ficar mostrando ou provando algum valor o tempo todo, pois é muito comum que haja - erroneamente - uma ideia de que essas equipes não geram resultados à instituição. Em empresas de software (que é o case desse artigo), esses times geralmente fazem parte da área de serviços, estando afastados do "core" da empresa, o que pode levar a uma visão distorcida de si mesmos, especialmente no que diz respeito as suas competências, autoestima e geração de valor, condições que impactarão negativamente nos processos do time e consequentemente nos resultados.
E foi nesse contexto que iniciei o processo de transformação ágil em uma equipe de serviços de uma empresa de tecnologia. A figura abaixo mostra o diagnóstico do time, em agosto/20.
O Assessment escolhido para realizar o diagnóstico e posteriormente demonstrar a evolução do time foi a Roda Ágil, considerando que ela mede o grau de transformação e maturidade ágil dos times. Essa ferramenta é de autoria da professora Ana G. Soares, da UniÁgil.
Não é objetivo nesse artigo explicar aprofundadamente o método em si, mas sim mostrar o resultado de sua aplicação, a fotografia do time antes de todo trabalho de transformação ágil realizado e após, ocorrido em um intervalo de 7 meses.
Entretanto, cabe uma breve explicação da atividade, realizada em grupo de forma remota. Expliquei o objetivo da atividade e como o método funciona. Foi conceituado cada item da roda e após a equipe conversava sobre os mesmos e chegava a um consenso sobre que nota se dar. As notas variam de 1 a 5 para cada item e não é necessário responder a todos, haja vista que alguns podem não se aplicar ao contexto da equipe avaliada. Nesse caso, eles ficam em branco.
Sempre antes da aplicação da ferramenta é importante ressaltar para a equipe que essa avaliação vai protegê-los e os ajudar em seus desenvolvimentos. A Roda Ágil não serve para julgar e sim para evoluir. É o momento do time se auto avaliar e identificar aonde quer chegar. Esse é um processo de melhoria contínua.
Após o diagnóstico, foi consenso de que a equipe poderia e precisava melhorar. Todo essa construção eu vou contar na parte 2 do artigo. Mas por hora, segue o resultado da equipe em fevereiro/21.
Essa foi uma transformação de dentro pra fora. Ao trabalhar o time de maneira 1:1 e também de forma coletiva, foi permitido a todos que se sentissem em um lugar seguro, capaz de dar voz aos envolvidos para que participassem de todo o processo de mudança, possibilitando que estivessem abertos uns para os outros afim de compartilharem suas necessidades, ideias, dificuldades, de forma a agregar valor à equipe e à empresa. A equipe entendeu que “juntos” eram capazes de adotar uma forma de pensar e agir baseada nos métodos ágeis, criando metas e buscando transformações positivas na organização e nos processos de trabalho.
Para as empresas conseguirem melhorar seus resultados, é fundamental ajudar as pessoas a enxergarem os problemas internos, onde estão os gargalos e onde os processos falham. Essa é essência da transformação ágil.
Product, Design and Innovation Lead | Sr Product Manager | Data & AI
3 aAna G Soares ↗️ Obrigada por compartilhar tanto conhecimento. Olha a Roda Ágil ajudando na transformação! :)
Product, Design and Innovation Lead | Sr Product Manager | Data & AI
3 aCharlô Córdova Vanessa Santos Jéssica Squariz Arthur Pontes Guimarães José Lucas Barros Santana Bruno Nunes Bittencourt Pessoas maravilhosas que participaram desse processo!! Vocês são ótimos! Sou muito grata por essa construção. Vamos em frente!