A transformação da educação diante das exigências do futuro
A criatividade, habilidade primordial exigida pelo mercado de trabalho, ao lado de outras competências previstas para o futuro, está transformando a educação
Por Sandra Pavan Ferraro*
Dentre as competências exigidas no mercado de trabalho já em 2020, a solução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade figuram entre as primeiras posições. É o que afirma o mais recente relatório do Fórum Econômico Mundial.
Diante desse cenário, instituições de ensino têm buscado o desenvolvimento dessas habilidades desde os anos iniciais, particularmente da capacidade criativa, que, segundo o pesquisador George Land, diminui com o tempo, saindo de 98% aos 5 anos de idade para menos de 2% aos 25 anos.
A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também está mobilizando a inovação educacional e passou a orientar os planejamentos das escolas.
No Colégio Santo Américo, motivados pela responsabilidade em educar uma geração que terá de lidar com desafios cada vez mais complexos, trabalhamos para o desenvolvimento da criatividade e da resolução de problemas desde a educação infantil.
Projetos interdisciplinares e, mais recentemente, o programa do Laboratório de Aprendizagem Criativa Faber-Castell – com metodologia que integra tecnologia, colaboração e criatividade, inspirada nos Quatro Ps (Projetos, Parcerias, Paixão e Pensar brincando) de Mitchel Resnick, diretor do Media Lab (MIT) – engajam os alunos a pensarem e construírem soluções inovadoras e criativas, de forma colaborativa, por meio de atividades “mão na massa”.
Com iniciativas como essas, cada aluno tem a oportunidade de explorar e compreender o mundo de forma diferenciada, preparando-se para ser protagonista e fazer a diferença no futuro.
*Coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental no Colégio Santo Américo
Psicóloga clínica - crianças, famílias, adolescentes e adultos no consultório. Atendimentos por Vídeo para adolescentes e adultos.
5 aQuerida Sandra, eu havia comentado in box, mas deixo aqui minha admiração e respeito por essa conduta educativa do Santo Américo, por meio de tua coordenação, que é o verdadeiro protagonismo dos alunos e o pleno desenvolvimento da capacidade criativa!
professora na Colégio Visconde de Porto Seguro
5 aParabéns Sandra!Belo trabalho!!
Professor Ms. de Educação Física
5 aNa Educação Física acredito na importância do desenvolvimento de atividades como a construção de jogos no ensino fundamental onde os alunos utilizam a criatividade para desenvolver novos jogos, os quais, serão explicados e praticados pelos mesmos com os colegas, utilizando materiais pertinentes as aulas de Educação física.
Orientadora Educacional e Pedagógica | Colégio Etapa
5 aParabéns pelo trabalho!! Precisamos cada vez mais transformar alunos em seres reflexivos, utilizando da criatividade em suas ações.
Coordenadora do currículo brasileiro na Maple Bear Valinhos-SP
5 aQuerida Sandra Regina Pavan Ferraro, minha eterna professora e líder que me inspira e me ensina até hoje, li o artigo e assisti ao vídeo. Parabéns por todo esse trabalho sério e importante realizado. Realmente a criatividade “vai morrendo” durante nossos primeiros 25 anos de vida. Principalmente, porque a escola não incentiva o desenvolvimento dela. O que a criança e o jovem criam quando tem de fazer todos os exercícios de um livro didático? Apenas fazem exercícios para “decorar” um conteúdo. Por isso, que defendo, estudo e ajo para a transformação nas práticas educacionais! Isso se faz mais do que urgente. Estamos na 4a Revolução industrial e a Educação brasileira está na 1a.