Transformação digital é cultural
A transformação digital é simplesmente vender pela internet? Somente a tecnologia é suficiente para sua empresa realizar uma transformação digital bem sucedida? A resposta é não. Transformação digital é mais que isso, é mudança. É preciso que todos estejam imersos nesse processo, e isso significa funcionários e gerentes, a empresa toda. No entanto, cada um no seu papel.
É preciso combinar investimento em tecnologia com um processo de transformação cultural, absorver uma cultura digital, reestruturar os processos de sua empresa e ter o compromisso das equipes de liderança. É um processo que se utiliza a tecnologia para aumentar o desempenho, ampliar o alcance e otimizar resultados.
Talvez você esteja pensando: “já tenho um site, já estou vendendo meus produtos no online. Isso significa que minha empresa já se transformou digitalmente”. Como mencionado acima, a resposta é não.
Para implementar a transformação digital na sua empresa é necessário focar no planejamento estratégico. Tem uma frase do Peter Drucker que diz: não importa quão boa seja estratégia. Se a cultura corporativa não for projetada para isso, ela não será implementada.
É claro que todo esse processo de mudança exige investimento em tecnologia, mas só a tecnologia não é suficiente.
A maioria das pessoas tem medo de mudanças porque traz o inesperado e a necessidade de um processo contínuo e constante de adaptação.
Quando falamos de transformação digital estamos nos referindo em agir rapidamente, identificar e eliminar fatores que não funcionam em uma fase inicial e sempre ter um pensamento para o futuro. Focar em pessoas e na cultura, e não somente na tecnologia como softwares e computadores, permitirá que os objetivos e metas de sua empresa possam ser alcançados com êxito.
Abra o olho, pense no futuro, não espere os outros realizarem, aja rápido, conquiste seus objetivos e ganhe competitividade. Oportunidades novas e inovadoras existem.
VISITE: likin.doT