Transformação Digital: 15 formas de pensar sobre ela
A transformação digital vem sendo discutida amplamente tanto em grandes como em pequenas empresas. Mas será que realmente as pequenas empresas sabem como aplicá-la.
Será que estamos prontos?
Dias atrás li uma postagem que dizia mais ou menos assim:
Temos inteligência artificial, bots e carros autônomos, mas as pessoas ainda tem dificuldade de responder a todos em um e-mail.
Realmente faz sentido, eu converso sobre negócios com muitas pessoas, desde empreendedores já em um ritmo de crescimento desejado, bem como aqueles que ainda estão lutando pelo ponto de equilíbrio. Muitos iniciantes. Será que todos esses empreendedores iniciantes estão prontos para lidar com o termo transformação digital?
Mais que uma tendência, está acontecendo agora
O Google Trends mostra claramente como as buscas as veem aumentando ao longo do último ano no Brasil.
Comparado com o termo "automação de marketing" por exemplo é possível notar que a quantidade de busca é bem mais expressiva.
A transformação digital é sustentada por 3 etapas
São 3 etapas importantes que não devem ser
- Digitização: consiste na migração de dados analógicos para dados digitais.
- Digitalização: aqui o conceito já é mais abrangente, como uso de Big Data e Blockchain por exemplo.
- Transformação digital: é a parte final do processo, trata da consolidação das etapas anteriores.
Como iniciar a transformação digital?
Mas como iniciar a transformação digital do meu negócio? Listei 15 itens que você pode tentar aplicar.
1.Change your Mindset
Antes de tudo é preciso mudar a mentalidade e reprogramar a mente para estar aberta a mudanças. Os ciclos de inovação são cada vez mais curtos, por isso pensar digital e pensar no futuro deve fazer parte de sua rotina.
2. Repense o seu modelo de negócio
Repensar se o negócio como é hoje e como poderá competir daqui 2 ou 5 anos por exemplo é um bom começo. Detalhe isso em documentos e mapas mentais.
Coloque seu modelo de negócio em cheque. Como ele estará daqui alguns 1 ano, 2 anos, 5 anos, 10 anos?
3. Insira a transformação digital em seu código de cultura
Toda a organização precisa estar engajada no processo de transformação digital, nem que seja apenas na mudança de mindset.
Pensar em como melhorar, como ser mais produtivo, como promover ideias de melhoria devem fazer parte do dia a dia. Incentive isso através do conversas internas.
4. Faça benchmarking
Estude seus concorrentes, estude outras áreas e veja como você pode aprender com outros modelos de negócios.
Avalie a possibilidade de chamar outros negócios para conversar. Tenha certeza, as pessoas não estão tão restritivas a conversar sobre seu negócios como você pode estar pensando. Participe de grupos de discussão e meetups.
5. Invista em capacitação
Incentive sua equipe a estar sempre se atualizando, somente assim o nível de conversa poderá estar melhor alinhado entre você e sua equipe.
Uma boa forma de fazer isso com baixo custo é fazer eventos internos mais descontraídos onde voluntários podem falar sobre algo que aprenderam que possa vir a ajudar no desenvolvimento da empresa e das pessoas que ali trabalham.
6. Escute mais a geração Z
A geração Z é hiper conectada e isso deve ser pensado em sua estratégia. Conheço pessoas que além de um tutor com mais experiência não abre mão de um tutor de uma geração anterior a sua.
Normalmente a geração Z está mais próxima das tendências e cada vez mais ditam a regra do jogo.
7. Participe de eventos
Vá a eventos que fale sobre tendências. Não se apegue muito ao fato do evento não ser diretamente ligado ao seu negócio. O networking costuma compensar. Alguns eventos que você pode adicionar a sua agenda:
8. Não tenha tanto medo de errar
Aprenda com as startups: valide! Não tenha medo de errar. Sempre que possível permita sua equipe arriscar mais, mesmo que a ação possa ter uma chance de erro considerável. Com isso sua empresa aprende mais e aumenta as chances de inovar mais.
9. Insira a ideia em seu planejamento estratégico
Seu planejamento estratégico deve estar focado em pensar de uma forma ampliada baseada nas tendências para o seu ramo. Dedique um quadro ou parte do seu plano exclusivamente para o que você deve fazer para se tornar mais digital de forma sustentável.
10. Tome decisões baseadas em dados
Use dados a seu favor. As decisões devem ser tomadas baseadas em seus dados, dados comportamentais do mercado e comportamento do seu cliente. Uma ótima ferramenta é é o Google Barômetro. Outra importante ferramenta, podem ser os materiais da TrendWatching.
11. Use serviços compartilhados
Escritórios compartilhados estão se tornando uma febre e uma tendência sem volta. Repense os cargos da empresa e veja se não cabe, mesmo que timidamente, parte de sua equipe trabalhar parte do mês em um coworking. Podem surgir inúmeras oportunidades de uma experiência como esta.
Utilize serviços como Uber e AirBnb para reduzir seus custos com transporte e hospedagem. Vá ainda mais longe com serviços como o compartilhamento de capacidade produtiva como a Bee2Share.
12. Use ferramentas de produtividade
Ferramentas de gestão de projetos como o Trello, aplicativos para negócios como o Google Apps fazem sua equipe ter maior engajamento e aumentam consequentemente sua produtividade. Use a gamificação quando possível.
13. Interaja e estude mais o seu público e concorrentes
Use as ferramentas de monitoramento sobre as tendências em seu mercado, sobre seus concorrentes e até mesmo sobre o seu negócio. Google Alerts e Google Trends podem ser úteis.
14. Avalie a possibilidade de ampliar serviços e produtos
Pense em como você pode fazer up sell e cross sell. Como seus produtos e serviços podem ser melhorados e ampliados?
15. Confie!
O mundo está passando por uma grande mudança, não tenha medo! O futuro será abundante pois grande parte dos problemas ainda precisam ser resolvidos. Seja a solução e não o problema!
E a sua transformação digital como anda?
Acredito que esse post é apenas uma forma de você ver como seria possível iniciar. Cabe muitas leituras adicionais. Explore!
Um abraço!
Especialista de Gestão de Carteira
7 aDiego Vegini
Transformar vidas com nossa energia!
7 aBelo artigo, Giovane Benedet! Temos que fazer acontecer em nosso perimetro. conte comigo para fazer a transformação digital.