Transformação Digital 360º
Por que adotar a transformação digital em todos as dimensões das organizações, cobrindo 360º ?
Contexto histórico
A transformação digital entrou em aceleração no início dos anos 2000, com a digitalização e a mobilidade. para alavancar os negócios. Esta é uma jornada de aplicação de novas tecnologias digitais, para melhorar a eficiência da empresa e a experiência do cliente.
Décadas de 1950 a 1980: Computadores e Processamento de Dados
Computadores: Nestas décadas, as empresas começaram a investir massivamente em tecnologia, para crescer de forma exponencial e muitas se globalizaram, passaram a ser conhecidas em todo o mundo, pela difusão do marketing e da comunicação. Elas precisam adquirir computadores para o processamento massivo de dados de suas operações. Na década de 1970, surgiram os primeiros sistemas de gestão empresarial (ERP - Enterprise Resource Planning) que automatizaram tarefas administrativas como contabilidade, operações financeiras e recursos humanos.
Década de 1990: A Era da Internet e da Web
WEB: A Internet e o e-Commerce se popularizaram nos anos 1990. Com a adoção mundial da WEB, se democratizou o acesso a aquisição de produtos e soluções tecnológicas. Foi uma evolução fundamental na forma como as empresas começaram a interagir com seus clientes e a fazer negócios. E a WEB entrou na casa das pessoas, nas escolas, nas empresas, em todas as organizações.
Anos 2000: Tecnologias Móveis
Dispositivos Móveis: Nos anos 2000, a digitalização de processos e a adoção massiva de dispositivos móveis, derão um salto radical nos negócios. Os smartphones passaram a ser mais acessíveis, facilitando a aquisição de produtos físicos e digitais, e as mídias sociais se difundiram, criando novos mercados, novas oportunidades e desafios para as empresas.
Recomendados pelo LinkedIn
Década de 2010 em diante: Transformação Digital
Cloud, Big Data e IA: a partir de 2010, com o avanço da Internet, foi possível oferecer soluções de nuvem, para que as empresas passassem a focar no seu "core business". E com o avanço tecnológico contínuo de componentes eletrônicos, vieram os Super Computadores, cada vez com mais capacidade computacional para tratar Big Data, permitindo que a Inteligência Artificial finalmente se tornasse uma realidade, pelo volume gigantesco de dados que precisa para aprender, interagir, gerar textos e imagens, executar tarefas, e tudo mais que está por vir.
Evolução Contínua: as pessoas já perceberam que a transformação digital é um caminho sem volta, e estão se desenvolvendo com os cursos disponíveis. E este movimento vai seguir, e as empresas, independente de seu porte, segmento e indústria, podem tirar proveito desta onda, analisando o seu cenário de competição, seu "SWOT" e avaliando quais soluções de transformação digital fazem mais sentido para elas, e em todas as dimensões, 360º, neste "Jogo Infinito" da Evolução Tecnologia.
Referências
Apresentação de Andre Campos : Inovação, Transformação Digital e uso de Novas Tecnologias. PFCC, Programa formação para Conselheiro Consultivo.
Livro de Simon Sinek: Jogo Infinito
Sensacional, Selma!!