Transformação Digital Brasil
Muito se tem estamos ouvindo falar em transformação digital das empresas e em todos os seus benefícios e novas possibilidades que a TD pode oferecer e quanto ao nosso Governo será que isso já começou?
Para responder esta pergunta podemos afirmar que sim com base nos Decretos n° 10.332/2020, Decreto n° 9.319/2018 – Anexo I e Decreto n° 8.936/2016 que já faz um tempo que o Governo Brasileiro começou sua transformação digital que tinha como estratégia alcançar os seguintes objetivos:
· Oferecer serviços públicos digitais simples e intuitivos, consolidados em plataforma única e com avaliação de satisfação disponível;
· Conceder acesso amplo à informação e aos dados abertos governamentais, para possibilitar o exercício da cidadania e a inovação em tecnologias digitais;
· Promover a integração e a interoperabilidade das bases de dados governamentais;
· Promover políticas públicas baseadas em dados e evidências e em serviços preditivos e personalizados, com utilização de tecnologias emergentes;
· Implementar a Lei Geral de Proteção de Dados, no âmbito do Governo federal, e garantir a segurança das plataformas de governo digital;
· Disponibilizar a identificação digital ao cidadão;
· Adotar tecnologia de processos e serviços governamentais em nuvem como parte da estrutura tecnológica dos serviços e setores da administração pública federal;
· Otimizar as infraestruturas de tecnologia da informação e comunicação; e
· Formar equipes de governo com competências digitais.” (NR)
Além destes objetivos existem várias outras iniciativas digitais que já estão em pleno funcionamento e já fazem parte do nosso dia a dia ou estão por vim e com certeza tratam grandes impactos para a população. Uma delas é o que chamamos de “gov” ou login único de acesso aos serviços públicos digitais que centralizou e facilitou o acesso do cidadão.
Claro que não podemos esquecer do PIX, mas o que seria este tal de PIX e qual será seu real significado? Na verdade, o PIX não tem um significado associado a junção de letras pois não uma sigla e sim ao que ele representa para o cenário financeiro que é sinônimo de transações instantâneas e seu nome como conhecemos tem inspiração em pixels de tecnologia e transações.
Já sua inspiração operacional é controversa pois existem informações que sua inspiração é com base no sistema bancário inglês onde lá é chamado de open banking e outros que é com base em uma ferramenta criada em 2016 por uma startup norte-americana chamada Zelle que criou um serviço chamado de Transferências rápidas.
O PIX foi implantado em 2020, contudo esta história que teve seu início de desenvolvimento em 2018 e foi idealizado pelo Banco Central do Brasil.
Depois do PIX o que vai prometer muitas mudanças é o DREX que é uma versão eletrônica do papel-moeda e está sendo chamado de real digital e usa a mesma tecnologia das criptomoedas e terá seu valor garantido pela autoridade monetária, ou seja, que a cada R$ 1,00(um real) que você tiver, você também terá 1 DREX. Assim podemos até considerar que o DREX é um primo do PIX mas com funcionamento diferentes. Resumido o PIX gera transferências em reais obedecendo os limites de segurança já preestabelecidos pelo Banco central e pelo mercado financeiro. Enquanto seu primo DREX usa a tecnologia blockchain que é usada pelas criptomoedas que permite transações com valores maiores.
Mas como será que na prática usaremos o DREX? De forma geral com base em sua idealização poderemos utilizar para as operações do nosso dia a dia como adquirir um veículo e realizar a alteração de titularidade pelo celular ou simplesmente realizar um investimento em renda fixa ou em ações no fim de semana sem necessita de uma corretora, transferências, pagamentos etc,. Entretanto isso só deverá chegar para a população entre o final deste ano de 2024 e inicio de 2025 e será ainda realizar algumas ações para temos acesso ao DREX como depositar reais em uma carteira virtual que converterá a moeda em DREX na taxa de equivalência de um para um.
E finalmente o que significa DREX conforme Banco Central este é o significado:
Recomendados pelo LinkedIn
· O “D” representa a palavra digital;
· O “R” representa o real;
· O “E” representa a palavra eletrônica;
· O “X” passa a ideia de modernidade e de conexão, além de repetir a última letra d
Vantagens do DREX:
Assim como podemos perceber o Brasil tem trabalhado muito para melhora e ampliar sua transformação digital oferecendo ao cidadão uma vasta experiencia de transformação para melhorar o acesso aos serviços públicos. Os resultados deste trabalho é que o Brasil é reconhecido pelo Banco Mundial como o segundo pais do mundo com a mais alta maturidade em governo digital que foi uma avaliação do resultado do GovTech Maturity Index 2022, que é o índice que avaliar a transformação digital do serviço público em 198 países.
Este é o nosso Brasil em sua trajetória de transformação digital
Referencias: