Transformação Digital como suporte a Inovação e Negócios
Imagem da Internet

Transformação Digital como suporte a Inovação e Negócios

Artigo: Transformação Digital como suporte a Inovação e Negócios

Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br.

Mentor e Facilitador:  Andre Campos Marcelo Simonato


Transformação Digital como suporte a Inovação e Negócios


O que é Inovação?

O conceito de Inovação, muito utilizado atualmente, pode ser traduzido como a promoção de algo novo ou melhoria significativa do que já existe, com o objetivo de resolver problemas, atender necessidades ou oferecer oportunidades.


Podemos classificar a Inovação de diversas formas, sendo as mais comuns:


Por Impacto (ou grau de radicalidade)

  • Inovação Radical: Mudança de cenário
  • Inovação Incremental: Novas funcionalidades
  • Inovação Disruptiva: Atinge muitas pessoas e segue tendência do mercado


Por Foco (ou Tipo ou Área de Aplicação)

  • Inovação em Produtos e Serviços: Altera o que fazemos
  • Inovação em Processo: Altera como fazemos
  • Inovação em Negócios: Altera como ganhamos dinheiro
  • Inovação em Gestão: Altera como nos relacionamos corporativamente


Por Abordagem Estratégica

  • Inovação Aberta: Ideias externas e colaboração com outros atores
  • Inovação Fechada: Desenvolvimento interno


Por Origem (ou Fonte)

  • Inovação Interna: Originada dentro da própria organização
  • Inovação Externa: Resultado de colaborações com outras instituições


A inovação é fundamental para o crescimento e sucesso de corporações, permitindo-as se adaptar às mudanças do mercado, atender às necessidades dos clientes e se destacar em um ambiente em constante evolução.


Inovar é transformar ideias em resultados concretos!


Inovação Aplicada a Negócios

O conceito de Inovação para Negócios não possui uma data de origem específica. No entanto, o estudo sistemático e a ênfase na inovação no contexto empresarial começaram a ganhar destaque no meio do século XX.


Uma obra influente frequentemente citada como base para a compreensão moderna da inovação nos negócios é o livro "A Teoria do Desenvolvimento Econômico", de Joseph Schumpeter, publicado em 1911, onde introduziu-se o conceito de "destruição criativa", enfatizando como a inovação empreendedora e a introdução de novos produtos, processos e tecnologias levam à transformação das indústrias.


No mesmo século, outros estudiosos e pensadores de negócios, como Peter Drucker, contribuíram para moldar o conceito de inovação na gestão empresarial, promovendo o discurso de busca contínua de oportunidades, adaptação a mudanças e criação de valor. O avanço tecnológico e as mudanças na economia global promoveram (e ainda promovem) grande avanço na esfera da inovação.


A inovação é motor fundamental de vantagem competitiva e sucesso a longo prazo para empresas. Quando focada em Negócios, suporta a perpetuidade de empresas, modelando-as à sociedade e a cenários mercadológicos/competitivos.

 

E a Transformação Digital?

Podemos definir a Transformação Digital como o processo que incorpora tecnologias digitais, estratégias inovadoras, processos e recursos de uma organização, com o objetivo de melhorar a eficiência, a produtividade, a experiência do cliente e/ou a vantagem competitiva. Frequentemente associada a tecnologias digitais e exponenciais, está intimamente conectada a adoção de ferramentas de automação e controle e integrações nos mais diversos níveis e aspectos empresariais.


A mudança de mindset é elemento chave para a transformação digital, visto a necessidade de adoção de ferramentas, maximização da gestão e novos conceitos de eficiência que transformam a realidade das empresas e pessoas que nela trabalham.


Transformação Digital é mais do que aderir a uma tecnologia, é uma cultura! Trata-se de Pessoas!

 

Transformação Digital como suporte a Inovação e Negócios

A cultura digital promove, entre outras variáveis, uma extensa base de dados sobre todo e qualquer ponto de uma organização, bem como de seus clientes, parceiros, concorrentes, entre outros. Tais dados, quando bem trabalhados, promovem informações e insights riquíssimos nunca vistos antes da era digital.


Com tantos dados disponíveis e, consequentemente, com informações disponíveis, podemos promover inovações empresariais pautadas em fatos e dados – conseguimos ter mais clareza das dores a serem tratadas, bem como o tipo de tratativa a ser utilizada.


Apesar do conceito Transformação Digital vir tomando forma há algumas décadas, não há um modelo pré-definido para aplicação, mas, integrar o digital aos negócios é comumente pautado por 5 pilares:

  • Relação com clientes
  • Nova visão sobre competição
  • Uso dos dados
  • Inovação
  • Geração de valor


E, como toda mudança, desafios são vistos nas corporações que aplicam transformação digital aos negócios, como:

  • Cultura e Pessoas
  • Estratégia e Visão
  • Limitações em TI
  • Investimento


A luz do desenvolvimento, a Transformação Digital suporta o desenvolvimento inovador nas corporações, visto que promove a mudança de cultura e status quo, facilitando o Processo Inovativo!

 

O conselho, por visar resultados de longo prazo, é parte integrante da transformação digital e inovação empresarial, sugerindo melhorias e visibilidade mercadológica para as empresas.

 

Referências:

·        Material Board Academy sobre Inovação, Transformação Digital e o Uso de Novas Tecnologias, por André Campos

·        IBGC

·        Gartner

·        Advisory Board Centre

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos