Transformação Digital
Transformação Digital
Desde o início da existência humana, sempre procuramos evoluir e conquistar novas formas de alcançarmos nossos objetivos. Por exemplo, o Homo erectus descobriu o fogo, Isaac Newton descobriu a gravidade, e atualmente exploramos o espaço. A Transformação Digital também é uma evolução, porém dentro do mercado de trabalho.
As transformações digitais alteraram a visão das empresas em relação aos clientes, ou seja, a forma como as empresas se conectam aos clientes e lhe oferecem valor. Hoje, o impacto de uma crítica positiva, ou negativa no Facebook pode ocasionar mais repercussões que uma crítica feita nos jornais. Não estou dizendo que os jornais não possuam poder, porém o impacto causado nas mídias sociais podem desencadear mais consequências para a marca.
As tecnologias digitais forçaram as empresas a verem novos competidores dentro do mercado, não só se preocupar com os concorrentes simétricos, ou seja, os que já são conhecidos dentro do mesmo segmento de mercado. Mas se preocuparem principalmente com os concorrentes assimétricos, por exemplo as Startup que entram com grande força dentro do mercado.
Provavelmente, as tecnologias digitais tenham alterado a maneira como as pessoas veem o mundo e principalmente as informações. Quem não tem um avô, pai, mãe ou tio que guardam vários papéis cheios de informações? Tenho certeza que você conhece alguém. Agora imagine uma empresa de 40 anos de existência, cheia de documentos, contratos, projetos e etc, todos armazenados em uma sala. Esse estoque de arquivos não é prático para as empresas, fisicamente, e menos ainda financeiramente, pois o local no qual estes documentos estão armazenados tem um custo de espaço. Atualmente, os dados são gerados em quantidades sem precedentes, não só para as organizações, mas também para pessoas comuns como você e eu! Hoje, o trabalho mais difícil é saber converter o grande fluxo de informações em algo realmente valioso.
As tecnologias digitais estão transformando a maneira como as empresas inovam. Aquela empresa de 40 anos quando queriam investir em novas tecnologias as inovações eram dispendiosas, arriscadas e insulares pois, ao testar novas ideias geravam custos massivos e que muitas vezes dependiam dos palpites de seus gestores, e nem sempre esses palpites eram certeiros. Atualmente, as empresas utilizam um modelo de negócio no qual procuram explorar a necessidade do cliente, ou seja, “O que meu cliente quer?” essa pergunta faz com que muitos empresários e analistas percam o sono.
As tecnologias digitais precisam ser exploradas pelas empresas, não só para armazenamento de arquivos, exploração de mercado, venda de produtos/serviços mas também para compreender o que realmente precisa ser feito para estar no topo, entender o lado humano é crucial, afinal quem vai comprar o produto/serviços são as pessoas.
Dessa forma é possível concluir que as empresas podem e devem ter acesso as tecnologias digitais para alcançarem seus objetivos, e entendemos que para acontecer a evolução necessária no âmbito tecnológico também se requer investimento de capital, tempo, capital humano e principalmente comprometimento. As tecnologias digitais podem ser aplicadas nas empresas quando as mesmas sabem quais são suas prioridades, principalmente em relação à: clientes, competição, dados, inovação e valor. Quando em harmonia estes fatores as empresas tendem a ser mais escaláveis, além disso as empresas ainda podem com recursos que são gratuitos e que podem maximizar seus esforços para alcançar seus objetivos.
Fonte:
David L. Rogers. Transformação Digital – Repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autentica Business, 2017.