Transformação digital já!
Você já ouviu falar em Transformação Digital. Só se falava disso antes de se falar de COVID19. O termo ganhou a atenção de organizações de todos os tipos e setores ao redor do mundo, como o fermento deste novo mundo VUCA, defininido pelos americanos como um mundo cheio de Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (ou VICA em português: Volatil, Incerto, Complexo, Ambiguo). O que ninguém esperava é que uma Pandemia destas proporções, um isolamento social desta dimensão, uma demissão em massa nunca vista no mundo, seguida da maior crise do século, tembém se incluissem nas possíbilidades. Eu ainda acho que é só o começo... o ano de 2020 começa no Brasil com cerveja que mata, inundações nunca vistas, e um Vírus que leva vidas e atividade economica de forma incomparável.
A Transformação Digital. Mas o que é isso, exatamente? Há quem pense que se trata de um esforço de marketing e TI para melhorar a experiência do cliente, motivado pelos novos consumidores digitais. Porém, a transformação digital não tem foco apenas em Marketing, Tecnologia e Consumidores. Ela é omnipresente na vida das pessoas e das empresas, e precisa ser incluída em todas as coisas. Também não é um conceito para o futuro, e sim algo a que as empresas de hoje têm que dar o máximo de atenção para continuarem vivas. Agora mais do que nunca.
Se contextualizamos a necessidade da Transformação Digital é mais fácil entender o que estou dizendo. As empresas que iniciaram seus negócios antes do surgimento da internet enfrentam um desafio gigante nos dias de hoje: muitas das regras que geravam sucesso nos negócios na era pré-digital, não se aplicam mais. Um enorme número de pessoas, cargos, táticas, estratégias, filosofias inteiras de negócios estão obsoletas e muitas em vias de extinção. Não importa mais o quanto a empresa investe para conseguir retorno desses ativos. Eles precisam mudar drasticamente. Todos os ativos, tangíveis e intangíveis de todas as empresas precisam passar pela Transformação Digital.
Em poucas palavras, a Transformação Digital, é o processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar de forma radical o desempenho, aumentar o alcance dos seus negócios e garantir resultados na era digital, e é disso que estamos falando.
A boa notícia é que a mudança é possível! Todas as empresas podem se transformar e crescer na era digital. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia. E é muito mais amplo do que ter um site, um blog corporativo, ou investir em mídia digital. Trata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central. Isso leva tempo e consome recursos, mas não se resume a quem tem mais dinheiro e sim a quem é mais rápido. É preciso entender todo o processo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la. Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão, do que apenas de marketing ou tecnologia. Criei a DICA como forma de nos lembrarmos o que é a Transformação Digital:
- Decisões devem ser tomadas com base em profundas análises de dados recentes, que precisam ser coletados, organizados e analisados continuamente. E não com base nos históricos conhecidos baseados na era pré-digital.
- Inovação de produtos, de negócios, de operação, de estrutura, de parcerias. Em vez de repetição dos paradigmas existentes.
- Conectividade em tempo real em duas vias com todos os stakeholders: colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades. Em vez de comunicação periódica de uma só via.
- Automação de todas as atividades manuais e repetitivas através de tecnologia intensiva (compras, abastecimento, entregas, conferências, pagamentos, etc).
Com a chegada da Pandemia, foi preciso olhar para dentro e proteger as pessoas. Depois foi necessários negociar contratos, olhar fluxos de caixa e garantir a sobrevivência, mesmo sem saber exatamente o tamanho do problema. Agora é hora de pensar a Estratégia: se queremos sair desta crise da mesma forma que entramos, ou se vamos aproveitar para transformar o que é preciso e dar um salto de performance. O que cada empresa precisa para se reinventar é ter seu Propósito claro, Equipe forte e Estratégia definida.
Veja bem, há um mundo de oportunidades esperando pela sua decisão, e outro de ameaças querendo que você fique quieto. Qual vai ser a sua jogada?
Dica do Jorge: Mesmo em quarentena, chame seus mentores ou conselheiros para uma conversa (pode ser online) ou escolha outros agora e, comece já a se preparar para MUDAR! Uma Crise é algo bom demais para se jogar fora. Eu já indiquei mais de uma dúzia de oportunidade novas que se abriram nas últimas semanas. Bom trabalho!!
Gerente | Coordenador | Supervisor | Gestão de Pessoas | Gerenciamento de Categorias | Trade Mkt | E-commerce | Mídias Digitais | Inteligência do Varejo
4 aMuito bom texto Jorge Letra , pois precisamos de alertas como esse. Nunca voltamos a ser os mesmos depois de uma crise, ainda mais quando estamos dizendo de uma crise mundial. #fiqueemcasa #covid19 #coronavirus
Gerente Soluções Supply Chain @ Scanntech Brasil | MBA
4 aJorge Letra excelentes dicas para aproveitarmos esse momento de oportunidades!
Diretor Comercial & Operações | Diretor de Marketing | ESG | Varejo e Indústria | Estratégia e Desenvolvimento de Mercado | LATAM
4 aParabéns !! Dicas preciosas!!!