Transformação Digital

Transformação Digital

Transformação Digital foi um dos temas mais falado em 2017 e continuará sendo em 2018.

Embora transformação digital não seja um remédio para todos os problemas das empresas, é importante entender bem quais são os pontos que você deve conhecer quando passarem a falar sobre ela na sua empresa.

Transformação Digital não é uma coisa nova, mas durante os anos passou a ter um significado muito mais amplo.

Vou contar uma passagem da minha vida, que mostrará essa mudança.

Nos anos 80, já trabalhava com tecnologia e morava com minha tia, em São Paulo no Bloco D do Edífício Copan.

Aos sábados à tarde minha tia reunia suas amigas, para um jogo de buraco.

Entendia que aquele era um momento das "meninas", todas com idade próxima aos 60 anos, por isso não gostava de interferir e aproveitava para sair com os amigos para jogar bola.

Todavia num sábado que estava gripado, fiquei no apto.

Uma das amigas da minha tia (Dona Nega), falou com ela (Jandira).

“ Jandira comprei um relógio digital e agora com o horário de verão (Para quem não sabe o horário de verão é utilizado recorrentemente desde 1985) não sei arrumar essa porcaria. Como seu sobrinho trabalha com tecnologia, será que ele pode arrumar o horário do meu relógio ?”

Fiquei indignado.

Eu, um Analista de Sistemas Senior, sendo chamado para arrumar o horário de um relógio, somente por ele ser "Digital".

Arrumei o horário do relógio, minha tia ficou feliz e eu não consegui entender a dificuldade que a amiga dela tinha para arrumar um relógio.

Durante muito tempo para mim, falar sobre digital era um contraponto ao analógico e uma questão de um novo produto, que utilizava uma nova tecnologia.

Transformação Digital ainda contempla essa visão (Novo Produto + Nova Tecnologia), mas o conceito ampliou.

Transformação digital também passou a ser sinônimo de eficiência operacional ( Redução de Custos) e melhoria na Experiência do Cliente (Engajamento de Clientes e Empregados).

Se falarmos sobre os pontos que evoluíram, desde os anos 80, em tecnologia (Capacidade computacional, Capacidade das redes de dados [Banda Larga, 3G, 4G...] acesso e compartilhamento de informações, capacidade de armazenamento e análise dos dados, diversidade de dispositivos de acesso e mobilidade [Tablets, SmartPhones ..]) , veremos grandes mudanças.

Se olharmos com mais cuidado, veremos que pela redução dos custos das soluções de tecnologia, passamos a ter uma série de soluções massificadas, gerando grandes mudanças no comportamento dos clientes, que hoje muitas vezes dispõe e utilizam de soluções de tecnologia, que muitas empresas ainda não tem ou não permitem seu uso.

Assim, transformação digital tem que ligar esse novo cliente e suas expectativas com a empresa.

Vamos pensar agora, como é o encontro de amigas em 2018.

Muitas selfies, muito amigas utilizando o celular (Whatsapp, Facebook ...), muito menos conversa e se tiver um a analista de sistema na sala é muito provável que quem resolverá um problema de tecnologia não será ele, mas alguém do próprio grupo ou o Google / YouTube.

Se sua empresa fala sobre transformação e não conhece seus clientes e não utiliza as mesmas ferramentas que esse, desculpe ela está simplesmente automatizando seus processos e colocando produtos no mercado com uma nova tecnologia.

Transformação digital exige foco nas expectativas dos clientes, ao invés de consertar coisas ou otimizar as coisas em silos departamentais/funcionais.

Novas tecnologias (Inteligência Artificial, Cloud, Automatizações ...) ajudarão a atender as expectativas dos clientes, mas sem entender essas, sua empresa pode entregar uma tecnologia errada para o problema do seu cliente.

Obs.: Infelizmente minha tia não joga mais buraco com as amigas, pois todas suas amigas já faleceram ( Em 2018, ela completa 95 anos).

Boa Semana ...

Marcelo Boarin

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos