TRANSFORMANDO CONHECIMENTO EM SUCO DE LARANJA
O primeiro semestre de 1998 foi um divisor de aguas na minha profissional.
Em janeiro fui demitido pela primeira e unica (espero) vez por iniciativa do empregador.
Atualmente isto é fato normal e triste, mais para minha geração (iniciei no começo dos anos 70) foi traumático e até hoje não me sinto preparado para passar por esta situação novamente.
A partir do primeiro semestre de 1998 descobri por precisão (pobre não tem vocação, tem precisão) iniciei minha carreira como empreendedor individual.
Inicialmente como consultor e instrutor do Sebrae - Go., que foi para mim uma escola de vida a quem sou eternamente grato.
Depois como: consultor, assessor, analista financeiro, instrutor de cursos sobre a área durantes estes quase vinte anos.
As observações que tenho sobre como sobreviver vendendo conhecimentos exige necessariamente algumas habilidades que passo a relacionar.
Primeiro: saber o produto que vende, aperfeiçoar constantemente com novos conhecimentos. No meu caso descobri que tinha facilidades em resolver problemas financeiros utilizando a calculadora hp 12c, a planilha excel.
Segundo: ver na técnica de negociação uma ferramenta importante para conquistar clientes, vender serviços e obter rendimentos necessário a sobrevivência.
Terceiro: Usar a teoria do suco de laranja. (esta teoria até onde sei foi desenvolvida por mim, estando aberta a todas criticas, sugestões etc.)
Transforme seu conhecimentos em necessidade de um suco de laranja.
Se, após analisar seu cliente você descobre que ele necessita de muito suco de laranja busque vender uma lavoura de de pés de laranja.
Se, após analisar seu cliente você descobre que ele necessita de um pouco menos de suco de laranja venda um pé de laranja.
Se, após analisar seu cliente você descobre que ele necessita menos ainda de suco de laranja venda uma caixa de laranja.
Se, após analisar seu cliente você descobre que ele necessita menos de suco de laranja venda uma duzia de laranjas.
Se, finalmente, você analisar seu cliente descobre que ele precisa de pouco suco de laranja venda apenas um copo de suco de laranja.
O importante é vender o suco de laranja e satisfazer o cliente.
O suco de laranja vem da lembrança de uma atividade desenvolvida entre 7 e 10 anos (1960 -1963) quando vendia laranjas descascadas na rodoviária de Araguari MG.
No próximo artigo vou apresentar situações em vendi, lavoura de pés de laranja, pé de laranja, caixa de laranja, duzia de laranja e copo de suco de laranja de forma lucrativa.