[Transição de carreira] Sonho real ou triste pesadelo?
Obs.: As imagens são ilustrativas, para gerar motivação de estruturar o plano de transição e compor conhecimento no desenvolvimento. Fonte: API ágil

[Transição de carreira] Sonho real ou triste pesadelo?

A fase da transição de carreira é um momento de vulnerabilidade. É preciso #coragem para a tomada de decisão e muito #foco em cada etapa e ação para chegar no resultado que pode ser: realidade de um sonho ou triste pesadelo.


Como fugir da procrastinação e silenciar a voz da síndrome do impostor, quando o caminho é, percorrer a fase da transição de carreira, que exige algum tipo de esforço constante para sair da zona de conforto?

É sobre isso que quero compartilhar aqui hoje.


Começo reforçando: 

🎯 1- tudo o que é importante exige algum tipo de esforço e #planejamento

🎯 2- #Agilidade é meio, não é fim e - NÃO - Agilidade não é apenas mindset e nem é solução de todos os problemas. Para funcionar, precisamos que a #mudança seja construída de forma colaborativa e baseada em dados. (Opinião não vence o game e nem sustenta o negócio). 

🎯 3- Não se engane! Ninguém se torna #agilista em apenas 10 dias. Só facilitar cerimônia é bastante raso. Ninguém ganha 10,20 ou muitos 'Ks', sem mudar significativamente como aplica o 5W2H (e outros) trazendo resultados e entrega de valor. 


Um pouco do que vimos e como nos ajuda a resolver as dores do dia a dia para quem esta (ou não) em transição.


📚 Para fugir da procrastinação, além do planejamento, aprendi a priorizar as entregas.

Vida pessoal x vida profissional alinhada.

🛠 [Na prática]

* Tenha a sua lista de tarefas (#backlog) mas foque [priorize] nas 3 #entregas de valor da sua semana (meta da #sprint e sprint);

* Seja #especifico com as suas #motivações;

* Identifique o seu #propósito;

* Feito é melhor que perfeito. Entregue, melhore e aprenda a cada entrega.

* Aprendeu a teoria, pratique para validar o #aprendizado, de preferencia imediatamente; [dica: ensinar alguém pode ser a melhor forma de fixar o que aprendeu];

* Encurte o #risco de fracasso, mapeando as distrações que podem te impedir de avançar e quais formatos pode aplicar para chegar no #sucesso/ #meta/ #entrega;

* Construa seu manifesto pessoal, quais serão os seus compromissos de novos hábitos (de você para você mesmo). O foco vai te ajudar a mudar os hábitos antigos.

* Faça o seu mapa do sucesso. #PDI com base no 70/20/10 pode ser poderoso.


🛠 Para silenciar a voz potente da síndrome do impostor,

📚 [Na prática]

* #Autoconhecimento é ferramenta poderosa. Seja sincero, assuma esse compromisso com você. Assuma o seu lugar.

* Não terceirize a sua #felicidade, seu sucesso e sua carreira. Todos eles são sua #responsabilidade. E a carreira é sempre do CPF. [O CPNJ vai te pagar de acordo com o valor que você agrega] Seja #protagonista para se orgulhar do que está construindo.

* A melhor forma de combater a síndrome do impostor é mudando os hábitos e avaliando o tipo de pessoas que influenciam as suas ações e decisões de forma recorrente.

* Peça ajuda a quem sabe. Faça terapia. Cuide da alimentação. Procure construir uma rede de apoio. Dê o primeiro passo, e depois siga em direção aos demais passos. A consistência é mais importante do que a velocidade.


A fase da transição de carreira, é um momento de vulnerabilidade.

🛠 Plano de ação para a migração

Está tudo bem se sentir inseguro(a), perdido(a) e as vezes sentir que não evoluiu.

📚 [Na prática]

Construa a autonomia que você deseja.

* Faça uma pesquisa especifica e detalhada do que a vaga exige X o que você tem para oferecer;

* Construa o seu backlog e mapeie, o que precisa aprender, o que já sabe, mas precisa melhorar, e oque precisa deixar de colocar foco. Como você vai medir a eficiência e eficácia dessas entregas de desenvolvimento; (Matriz CSD pode ajudar).

* Estabeleça prazo para cada uma das entregas. A Meta é o resultado de uma soma de tarefas. Tenha o prazo da meta e tenha o prazo de cada tarefa de forma isolada. Comemore cada etapa vencida. (Ferramentas/framework que podem te ajudar: 5W2H / SMART / KANBAN).


> Perguntas poderosas / norteadoras:

Qual o tipo de empresa que você gostaria de trabalhar?

Quais são os valores que você busca encontrar lá e como eles se conectam com os seus valores?

Quais dependências X riscos vocês pode enfrentar nesse processo?

[Certificações] Que conhecimentos técnicos são necessários para se postular a vaga?

O que a comunidade ágil esta falando a respeito?

Que problemas você sabe resolver? Quais resultados trouxe de forma prática?

Quem são as referências / autoridades no assunto nessa atividade para você e como eles chegaram lá?

Como eles podem te ajudar (networking, mentoring, trabalhos voluntários, etc) a chegar no seu objetivo?

O que você pode fazer hoje para aplicar agilidade no seu dia a dia?

Qual o prazo preciso para me organizar nesse processo?


A melhor ferramenta de apoio, é aquela que funciona para você e para o seu time gerando resultado e agregando valor (se for escalável e sustentável, ainda melhor).


Os nossos pares não são concorrentes. E quando a gente entende isso, a mágica do trabalho colaborativo acontece e todos se desenvolvem.


Importante: as cerimônias, os eventos, o manifesto da agilidade, os valores e tud o que conecta as pessoas à gestão de produtos AJUDAM, mas não serão as balas de prata para resolver os problemas de forma mágica.


Faz sentido pra você? Me conta, como tem conectado a sua jornada de carreira ao momento de transição?



#foco #planodecarreira #desenvolvimento #felicidade #produtividade #eficiencia #eficacia  #tecnologia #agilista #agilidade #TI #linkedin #estratégia #eventosscrum #comunicação #time #sucesso #oratoria #mercadodetrabalho #liderança  #miro #jira #noPPTs  #produto #fibonaccisequence #dreamteam #growthmindset #lifelonglearning #planning #reviews #productowner #project #management #agilemaster #lean #leanleadership #agileinterprise #agilemetrics  #startups #techrecruters #Devs #CSD #CSI #PDCA #SCRUM #KANBAN #PNL #PDI  #apiágil 

Tatiane Del Vecchio Donato

Agilista | Scrum Master | Product Owner

1 a

Adorei os insights - A Meta é o resultado de uma soma de tarefas. 

Vanessa Machado de Souza

Líder de Serviços no Grupo IOB

1 a

Muito boa a matéria Zai parabéns

Elisa Mendes

Employee Experience | Customer Experience | Key User SAP | Experiência do Cliente | CX | Experiência do Parceiro | Leadership Management | Coordenação de Atendimento ao Cliente | Coordenação de CX | MBA

1 a

Você é um prodígio ❤️

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Zaine Melo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos