Transparência salarial: equipes confiantes e remunerações mais justas

Transparência salarial: equipes confiantes e remunerações mais justas

A confiança é um dos pilares de sustentação da relação construída entre empresa e colaboradores. Apesar desse elemento ainda não fazer parte da realidade do mundo corporativo como um todo, as mudanças de paradigma da sociedade apontam para uma direção que considera esse sentimento como essencial para a sobrevivência de qualquer negócio.

Em outros artigos que publiquei, abordei a importância de um modelo de gestão mais transparente, que ganha cada vez mais espaço e prioriza a construção de uma cultura de confiança com os colaboradores a partir do livre compartilhamento de dados e informações relevantes com as equipes.

Agora, escolho permanecer nessa linha para tratar de um tema que ainda é considerado um tabu por muitos: a transparência salarial. Esse é um movimento global que ganha cada vez mais força, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a discussão começa a ter mais visibilidade, porém, ainda são poucas as empresas que chegam a esse nível de gestão transparente.

Como o próprio nome já deixa evidente, a transparência salarial nada mais é do que o ato de divulgar abertamente os salários pagos para cada função de uma empresa. Isso pode ser feito de duas formas: em processos seletivos, quando há vagas abertas; e para os colaboradores que já fazem parte da equipe.

Parando para fazer uma análise breve sobre a sociedade e que vá além da rotina de trabalho, podemos identificar que sempre houve algum desconforto e sigilo sobre assuntos relacionados a dinheiro. Até mesmo entre pessoas com muita intimidade, esses temas são considerados delicados e, por isso, acabam excluídos das conversas.

Ocorre que essa aura sigilosa, de alguma forma, foi incorporada ao trabalho e naturalizada durante muito tempo. Não se falava sobre remuneração, transparência e equidade. Por sorte, esse comportamento está mudando e já podemos considerar que, em breve, o padrão será outro.

Mas, você que acompanha essa reflexão, pode estar se perguntando: afinal, por que é tão importante para uma empresa divulgar os salários? A resposta está em fazer da confiança um pilar de sustentação da relação entre colaboradores e corporações, como apontado no início do texto.

O sigilo salarial produziu, ao longo dos anos, muitas injustiças. Além de provocar desconfiança e desmotivar as equipes, não expor os salários também favoreceu discriminações e permitiu que remunerações abaixo da média pudessem ser praticadas no mercado.

Adotar uma postura transparente para lidar com o tema, por outro lado, traz um grande benefício para o relacionamento entre empresas e profissionais. Os efeitos podem não ser imediatos, mas é uma atitude que auxilia na construção de ambientes com mais igualdade e segurança.

Por termos uma cultura de transparência e buscarmos sempre fortalecê-la, adotamos na Schmersal Brasil , a prática da divulgação das faixas salariais. Essas informações são disponibilizadas tanto para os colaboradores quanto para aqueles que buscam oportunidades na empresa.

Não há como falar em transparência sem ouvir os profissionais, por isso, também damos a oportunidade de os colaboradores tirarem dúvidas, fazerem sugestões ou, até mesmo, reclamações sobre as faixas salariais. Mais do que simplesmente disponibilizar as informações, é necessário estabelecer um diálogo aberto com as equipes.

Sim, eu sei que esse movimento pode parecer arriscado para muitos. Mas, se queremos fazer parte de um mercado e uma sociedade que têm a confiança como valor central é inegociável, não há alternativa.

Para quem pensa em dar este passo, é imprescindível avaliar se a faixa salarial de cada cargo está coerente com as aplicadas para as demais posições na empresa e se estão alinhadas com os valores praticados pelo mercado. Somente se as respostas a estas questões forem positivas, a divulgação dos salários terá um efeito positivo e será percebida como justa pelos colaboradores.

Vamos, então, superar qualquer desconforto e falar abertamente sobre remuneração. Com isso, além de criarmos uma relação mais sólida com os colaboradores, também contribuímos para uma sociedade mais justa.

 

Roberto Facchini

Area Sales Manager presso Sicor S.p.a.

1 a

Uguale!

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Jose Vinicius de Almeida Bittencourt

Marketing | Branding | Comunicação | B2B | Planejamento | Eventos | Campanhas | Marketing Digital |

1 a

Excelente texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rogério Baldauf

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos