TRANSPORTE NÃO É SÓ ÔNIBUS!
Como manter uma cidade acessível enquanto a demanda por mobilidade está crescendo ano após ano?
Saibam que as cidades com melhores mobilidade urbana são as que tem sido bem sucedidas na promoção da utilização de meios de transporte sustentáveis nos últimos anos. Um olhar sobre a política de mobilidade da sua cidade pode mostrar o quanto tempos que avançar para "enxergar" o que falamos no título, ou seja, temos que pensar em vários modais se quisermos melhorar efetivamente a mobilidade do cidadão.
Vejam o exemplo de Utreque (Utrecht em neerlandês) é a capital e a cidade mais populosa da província homônima, nos Países Baixos. É a quarta mais populosa cidade do país - Observem o aumento no uso de Bikes, trens metrôs e veículos elétricos, sem falar na quantidade absurda de bikes cargo elétricas que resultaram em redução de veículos de carga nas áreas centrais e os mini veículos elétricos - TUDO COM INCENTIVO DO GOVERNO.
Conversando com um vizinho do local onde fiquei hospedado em Amsterdam conheci sobre a história de 5 décadas de políticas voltadas ao pedestre e ciclistas, justificando que "O ciclismo contribui para muitos objetivos na esfera pública: criar empregos, um ambiente saudável e uma sociedade inclusiva e com mais saúde".
Olhem esta belo exemplo de subsídio para melhorar as ciclovias, mesmo depois de 50 anos investindo em melhorias nas ciclovias, trens e metrôs.
E NO BRASIL?
Muito se discute sobre ônibus, tarifa zero,etc... Infelizmente, sem cobrar do poder público investimento em infra estrutura para ciclovias e, principalmente, em outros modais como trens, metrôs, veículos elétricos, etc...
Para exemplificar volto a postar o caso do Metrô do Rio de Janeiro, inaugurado entes do de Xangai e que quase não cresceu e, o pior, a solução de BRT adotada está um caos e , como solução, estão adquirindo ônibus a diesel, quando muitas cidades já estão utilizando ônibus elétrico.
Recomendados pelo LinkedIn
Obs.: Acima é um retrato de 2013, quando da última expansão do metrô do Rio de Janeiro - Imaginem como está o mapa de Xangai em 2022
O QUE PODEMOS FAZER?
Saiba mais:
Vejam comentário que recebi do meu amigo Miguel Angelo P. - Coordenador Nacional do Mova-se | Especialista em Transporte Público e Pesquisador MaaS
"É muito pertinente neste momento em que se discute a questão da tarifa zero mas pouco se fala na melhora da infraestrutura e da integração com demais modos de deslocamento.
Por fim ele sugeriu um adendo:
Mobilidade não é somente a tarifa do ônibus