Traumas são necessários.

Traumas são necessários.

Quando eu era criança (por mais que não gostasse de lavar a louça) minha mãe sempre me elogiava para a família como o melhor lavador de copos. E realmente, eu era o melhor. Meus copos ficavam limpos, era eficiente nisso. Lavava copos com facilidade, rapidez e conseguia deixar eles perfeitos. Meu copos lavados eram os melhores. Eu tinha certeza disso. Por causa dos elogios era a coisa que eu mais gostava de fazer. Lavar copos era uma satisfação. 

Em janeiro de 2016, uma semana antes do meu aniversário de 31 anos, um acidente pôs fim a minha satisfação. 

O corte aconteceu enquanto eu lavava um simples copo. Quebrou na minha mão. Não senti dor, não senti nada. Não precisei dar pontos e fiz um curativo simples. Fácil, fácil, resolvi o problema do corte. 

Um trauma. Um corte simples. Um trauma profundo.

Não consegui mais lavar copos decentemente. Demoro mais tempo, tenho medo e hoje, até evito lavar os meus copos, por puro trauma do que aconteceu. 

Também muito simples resolver. A insistência em querer lavar os copos vai fazer com que eu volte ao normal. Mas o assunto não é esse. São os traumas. 

Você já pensou que aquilo que te dá medo, foi consequência de alguma coisa que aconteceu com você? Que se você tem medo de voar, pode ser porque um tio maluco jogava você pra cima quando criança? Ou que se você tem medo de água, provavelmente teve uma experiência ruim com ela? 

E quantas vezes você esta traumatizado com suas metas, com sua vida profissional, com seu trabalho? Pode ser pela experiência também traumática que teve. 

O que o seu primeiro trabalho (formal ou informal) te ensinou? E o que te traumatizou? Uma pessoa que tenha timidez de falar em público e é obrigada a falar para um grupo grande no primeiro emprego, pode hoje ser um líder ruim, por ter medo de falar. Uma outra pessoa, que não gosta de assumir riscos, pode ser um trauma porque falhou (e foi exposta a falha).

Saber isso vai te deixar mais forte, sabendo onde deve investir a sua energia para que você elimine os traumas. Force-se a romper as barreiras e seja ainda mais você. Os traumas sempre vão estar ai, te cortando, sem querer, pra que você aprenda a conviver com eles. 

Enfim, tenha seus traumas, conviva com eles, mas não deixe eles te dominarem. Você é mais forte que eles.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos