Trechos de um artigo de minha autoria denominado "Democracia é a melhor solução?"
"O que de fato querem os eleitores? Quais são os anseios da população quando se fala de democracia?
Os eleitores querem VOZ. Querem ser ouvidos não só no período eleitoral (se é que são ouvidos nesta época). Querem coerência, querem a correta destinação do dinheiro público, querem solidariedade, querem progresso econômico.
Parece tão simples e ao mesmo tempo tão utópico escrever sobre isso. À medida que as sociedades se desenvolveram e a tecnologia se desenvolveu, ao invés de diminuir distâncias, de proporcionar união, criou-se uma bolha, um individualismo exacerbado.
Esse individualismo chegou também aos sistemas políticos, chegou também aos candidatos e aos eleitores. O individualismo que mata e que fere opiniões, que não possibilita ouvir, que cria intolerância e polarização.
É nítido que a democracia não combina com esse individualismo exacerbado, é nítido que a democracia exige uma abertura no pensamento, é nítido que a democracia não cabe onde há manutenção de privilégios.
Então, a população anseia ser ouvida diretamente SIM, anseia poder FISCALIZAR, anseia poder de VOZ, anseia a concretização das PROMESSAS.
Mas, em contrapartida, esta mesma população anseia a manutenção dos PRIVILÉGIOS a fim de que possa se manter elitizada em sua própria bolha. Essa população votante não anseia DIVIDIR, não anseia promover a IGUALDADE a fim de quem sabe um dia se tornar uma Noruega.
Infelizmente, não há fórmula mágica. A roda gigante sempre girará, o cidadão em construção de hoje é o político formado de amanhã. Então, SIM, os anseios são válidos, mas o PARADOXO instituído nos leva cada vez mais a um governo autoritário do que democrático (...)"
Aline Nogueira Leal.
Sócio na GBSA - Gonçalves e Bruno Sociedade de Advogados
4 aAline Leal, parabéns pela reflexão e por compartilhar seu pensamento conosco.
Senior Consultant at EY | CIPM | Privacy, Data Ethics & AI | Digital and Corporate Law
4 aBrilhante!