Treinamento – distribuir informação ou disseminar conhecimento ?
O treinamento busca desenvolver pessoas para o melhor desempenho de suas atividades, implementando maiores habilidades. Até ai sem novidades.
E ao final do treinamento? Qual a medição que podemos fazer, para entender se as pessoas estão bem treinadas ou não? Qual o momento que podemos dizer que estão prontas para suas atividades e trazer retorno a organização?
Com certeza treinamento não é um evento pontual, mas um processo de desenvolvimento, que além do treinamento em si, envolve diversos métodos de disseminação de conhecimento. Necessita um processo estruturado, uma arquitetura da informação dinâmica e recursos corporativos contextualizados, organizados e acessíveis.
Assim, saímos do formato tradicional de distribuir informação, e implementamos o desenvolvimento continuo, que além de treinamento, envolve interatividade e apoio as atividades do dia a dia. O desafio passa a ser disseminar conhecimento para atingir melhores resultados.
Mas de quem é esta responsabilidade?
Vemos claramente o treinamento parte de uma questão maior que são as Competências Estratégicas, que é o pilar para a organização elevar continuamente os níveis de excelência.
Percebemos a necessidade da estrutura organizacional estar voltada para o processo de capacitação, desenvolvimento e acompanhamento, estabelecendo diferenciais competitivos de mercado e concorrência.
Com certeza não é uma atividade de resultado imediato, mas um processo consistente e evolutivo, com foco na formação, aprimoramento e resultado.
Esta visão se fundamenta em Comunidades Corporativas, onde devem ser identificadas as pessoas atuantes na cadeia de valor (elementos internos e externos), interagindo continuamente conhecimentos, habilidades e valores, utilizando práticas de disseminação como Mentoria (mentoring), Aconselhamento (coaching), Base de Conhecimentos (km) entre outras.
Assim, poderemos consolidar um dos principais ativos da organização, o capital humano, aumentando o valor das Pessoas nos processos, na interatividade, no fluxo de informação e conhecimento na organização.
Fonte: EBS IT Software – JRMC (ricardo.martins@ebsitsoftware.com.br)