Treinando os atendentes do futuro
A digitalização dos negócios é cada vez mais recorrente e um caminho sem volta. Mas, digitalizar o negócio sem fazer com que as pessoas façam parte desse movimento pode trazer dificuldades para essa mudança.
Mais especificamente no varejo, tive algumas experiências em lojas físicas. Sabendo que os sites tem promoções, cupons e algumas vantagens que as lojas físicas não oferecem, já fui em uma loja experimentar uma peça e comprei pelo site.
Foi perceptível o incômodo do vendedor que está 'perdendo a venda' quando o cliente sai sem fechar o negócio porque 'vai comprar na internet'. Entretanto, como donos e/ou gestores de negócio, é necessário utilizar ferramentas que façam com que o funcionário enxergue a vantagem e amplitude que a digitalização pode trazer para as vendas.
Usar o cupom do vendedor para o cliente não pagar frete, atendimento personalizado pelo whatsapp, vendedor com perfil no Instagram mostrando roupas e promoções fazem o relacionamento cliente x atendente ficarem próximos e a venda mais personalizada sem precisar fazer o cliente sequer ir a loja. Isso faz o atendente vender mais, certo?
Mais do que isso, criar uma cultura onde o vendedor tem uma postura ativa e ajuda o cliente a fechar o pedido pela internet ainda dentro da loja garante que o cliente não desista da compra ou compre em um concorrente.
A questão é que para que esse vendedor tome essa atitude, ele precisa entender que está ganhando e que é uma vantagem para ele também. Para isso, treinamentos não só de vendas, mas de ferramentas, estratégias e mesmo de soft skills para criar relacionamentos com o cliente são essenciais.
Como estão os treinamentos para os seus vendedores?