Trem bão que é ser brasileira.
Trem bão que é ser brasileira.
Hoje deu uma saudade do resto do país, das cidades onde vivi: Curitiba e Goiânia e da região Centro-Norte como um todo.
Paulistana da gema, nascida e criada na Zona Sul, até começar a viver e trabalhar no Brasil afora, eu era muito salto alto, dona da verdade e vivia nessa “vibe” própria da megalópole, com a prepotência característica de quem vive no centro econômico do país.
Ir morar e trabalhar em Curitiba/PR me ensinou muito, pois aprendi a bater na porta e pedir licença para entrar e, finalmente, assimilei os conceitos diversidade e cidadão do mundo
Agora no Centro-Norte, ganhei leveza e qualidade de vida e aprendi valorizar o que tinha e reclamava, pois lá o povo é guerreiro (exemplo: população ribeirinha do Pará)
Vivência e aprendizado foram fantásticos, com certeza voltei enriquecida em todos os aspectos da minha vida, mas aquele que destaco foi o humano, com certeza esqueceria de alguém, se fosse elencar todas as pessoas queridas que conheci e me agregaram valor.
Depois dessa experiência fica fácil entender porque em outras culturas é necessário esse tour para jovens antes de escolher sua carreira e para executivos de grandes corporações. Além de se desenvolver a visão sistêmica, se aprende o time de cada região, e a estratégia muda completamente.
Quanto mais conheço o Brasil, mais me encanto e tenho orgulho de ser brasileira. Pensa num país e povo rico: Nós.
A despeito desse caos político, financeiro e social que estamos enfrentando, sei que superaremos, pois somos brasileiros.
Lembro de fato ocorrido há uns 25 anos atrás, quando a economia americana começou a apresentar alta na sua inflação que era controlada, e começamos a receber para estágio aqui no Brasil, os americanos que queriam entender como lidávamos com uma economia oscilante que na época estava em 84%.
Penso que Brasil é referência de superação, porque é isso que fazemos a cada dia, a cada Governo e a cada crise, superamos e damos a volta por cima.