TRILHAS DE APRENDIZAGEM: FOCO, ASSERTIVIDADE E OTIMIZAÇÃO
As constantes mudanças vividas no mundo corporativo e tecnológico fazem com que as empresas precisem inovar a forma de desenvolver seus colaboradores, oferecendo versatilidade, agilidade e assertividade neste processo. Só desta forma elas poderão enfrentar a competitividade de mercado, tornando-se atraentes aos clientes por oferecer produtos e serviços diferenciados e mantendo seu know-how e padrão de excelência, contando com a formação, desenvolvimento e retenção de seus talentos.
A partir deste desafio a área de Treinamento e Desenvolvimento está sendo cobrada a deixar de lado os treinamentos e programas “de prateleira” que suprem os GAPS DE AVALIAÇÃO, para oferecer COLABORADORES EM FORMAÇÃO OU PRONTOS PARA ATENDER AS EXPECTATIVAS DE DESEMPENHO das empresas. Sendo assim, cada vez mais está sendo exigido desta área que deixe de ser um gabinete e passe a ser ESTRATÉGICA, ENTENDENDO O NEGÓCIO da empresa para atuar de forma proativa na FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE.
Para iniciar este trabalho é essencial conhecer muito bem o negócio, o público e as competências da empresa para que a TRILHA DE APRENDIZAGEM seja uma ESTRATÉGIA EDUCACIONAL que promova o desenvolvimento dos colaboradores. É preciso ter consciência de que a Educação Corporativa deve oferecer experiências completas, aprendizagem contínua, flexibilidade e diversidade de estímulos, visando atingir os objetivos de desempenho desejados.
Através das Trilhas de aprendizagem, é possível:
a) garantir a clareza e propagação das competências essenciais, nivelando o nível de conhecimento;
b) estimula o autodesenvolvimento, oferecendo autonomia ao colaborador;
c) estimula um ambiente de aprendizagem contínua;
d) associa a Educação Corporativa ao desenvolvimento de carreira e sucessão, desde que tenha processos e funções claramente definidos e divulgados.
Para tornar-se atrativa e motivadora a Educação Corporativa pode oferecer vários tipos de trilhas:
. para integração de novos colaboradores;
. para desenvolvimento de competências comportamentais
. para desenvolvimento de competências técnicas (operacionais e específicas)
. com foco no desenvolvimento da carreira
. com foco em desenvolvimento de liderança e gestão
A eficácia da definição das trilhas está :
- na diversidade da metodologia oferecida para seu desenvolvimento, podendo contar com: bibliografias, treinamento on the job, job rotation, workshops, treinamentos específicos, educação continuada, coaching individual e em grupo, “games” institucionais entre outros.
- na possibilidade de vivência prática e continuidade que o processo de aprendizagem oferece;
- na abertura de participação às diversas áreas da empresa, em todos os níveis hierárquicos;
- na confiabilidade dos registros das atividades desenvolvidas;
- no acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento patrocinado pela direção da empresa.
- na clareza e justiça do processo de desenvolvimento e sucessão, reconhecendo os colaboradores conforme sua dedicação, suas entregas e seus resultados.
De acordo com o exposto, atuar com Trilhas de Aprendizagem gera agilidade e assertividade no processo de desenvolvimento de competências, contudo requer a estruturação de cultura organizacional que prime pela clareza de informações e que tenha como base de desenvolvimento as entregas dos colaboradores.
Considera estas informações relevantes, mas tem dificuldades de estruturar este processo? … Entre em contato, podemos auxiliar as empresas na construção deste trabalho.
SUMMA Desenvolvendo Talentos – Silvia Luiz – (11)-9970-8883
#CONSULTORIAEMPRESARIAL #COACHINGEMPRESARIAL #COACHINGDECARREIRA #DESENVOLVIMENTOPROFISSIONAL #EQUIPESDEALTAPERFORMANCE #DESENVOLVIMENTODELÍDERES #TRILHASDEAPRENDIZAGEM
Texto dedicado a Rafaela Nogueira Corrano
Identidade Empresarial | Desenvolvimento de Cultura Organizacional |Planejamento Estratégico | Formação e Desenvolvimento de Líderes | Desenvolvimento de Equipes | Mentoria para desenvolvimento e transição de carreira
6 aRafaela Nogueira Corrano