Tristeza... Por favor vá embora... Porque hoje é sexta-feira!!!

Tristeza... Por favor vá embora... Porque hoje é sexta-feira!!!

Seguindo esse espírito do “HOJE É SEXTA-FEIRA!!! URRU!!!”, comecei a me perguntar: de onde será que tudo isso começou? Será que tem uma origem? Será que o passado poderia nos ajudar a entender a aversão de algumas pessoas em relação ao trabalho? Será que trazendo isso para a consciência eu ajudaria?

E aí, quem me conhece sabe, lá fui eu entrar nas pesquisas:

Início da história do trabalho

Se formos ler um dos livros mais antigos da história da humanidade a Bíblia, vemos no livro de Gênesis que Deus criou o homem e o colocou para trabalhar, mesmo antes do primeiro pecado: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Gênesis 2:15 (Tradução: Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Porém muitos Cristãos* brasileiros acreditam que Adão só trabalhou depois que desobedeceu a Deus e cometeu o primeiro pecado, sendo expulso do paraíso onde vivia. Conforme nesta passagem onde Deus fala com Adão: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:17 (Tradução: Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Pode estar aí uma crença que você tem de que trabalho é castigo, maldição, por um simples motivo de análise equivocada da Bíblia e anos e anos escutando isso a todo o momento.

Para refletir:

Você pensa que trabalho é o castigo da humanidade? Quando você está no seu trabalho você normalmente se pergunta “o que eu estou fazendo aqui?”

*O Brasil é um país predominantemente Cristão e aqui menciono como Cristão todos que seguem a Jesus Cristo sejam católicos, evangélicos, espíritas, etc., independente da linha religiosa, ok?

Origem da palavra trabalho

Do latim tripalium, termo formado pela junção dos elementos tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”. Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia. Desse modo, originalmente, "trabalhar" significava “ser torturado”. No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no tripalium. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “sentir dor” ou “sofrer”.

Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”. Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".

Fonte: www.dicionarioetimologico.com.br

Para refletir:

Trabalho para você é sinônimo de sofrimento? Se sim, o que você pode fazer hoje para começar a mudar esse conceito?

Nossa cultura

No Brasil existe uma certa aversão pelo desejo de crescimento pessoal, profissional e financeiro. É quase o oposto do que ocorre nos Estados Unidos, onde um dos fatores do desenvolvimento foi a mentalidade protestante de que, com o trabalho e a benção de Deus, é possível melhorar de vida. A questão é simples: nosso país não tem uma cultura dedicada ao trabalho. Muitas pessoas têm quase raiva de quem progride, entendem que riqueza é sinônimo de algo errado e acreditam que, para vencer na vida, valem mais a sorte, a fraude ou o casamento do que o estudo e o esforço.

Fonte: William Douglas e Rubens Teixeira – Livro: As 25 Leis Bíblicas do Sucesso

Se formos pesquisar sobre nossa história do trabalho desde o descobrimento acharemos em um primeiro momento a escravidão, depois a transição entre a escravidão e a liberdade, e depois a nacionalização da força de trabalho na industrialização. Acharemos estudiosos dizendo que vieram para o Brasil somente bandidos, ladrões e os piores portugueses, por isso o resultado do que vemos e vivemos hoje, porém haverão estudiosos que não concordam com isso e dizem que nem só bandidos, ladrões e muito menos os piores portugueses vieram para o nosso país.

Acredite no que você quiser, porém isso não pode influenciar suas decisões ou ser pretexto para você não ser feliz no seu trabalho!

Para refletir:

Você vive falando que o nosso país não vai pra frente porque desde o descobrimento só “gente boa” baixou por aqui? Como a cultura do nosso país influencia suas atitudes e decisões?

Nossas crenças

Depois de tudo isso, ainda precisamos analisar o meio no qual vivemos, onde crescemos, o que nossos pais e familiares falavam sobre trabalho, etc. Essas falas geraram em nós as nossas crenças. Crenças nos impulsionam ou nos enfraquecem.

CRENÇAS SÃO APRENDIDAS!

As crenças que nos enfraquecem podem estar tão enraizadas no nosso inconsciente que somente um processo de descoberta, autoconhecimento, poderá trazê-las a realidade e assim poder trabalha-las, reprogramá-las, para que não sejam obstáculos para você alcançar seus sonhos e seus desejos mais íntimos.

Para refletir:

O que te contaram sobre o trabalho quando era criança? Como isso reflete em você hoje?

Uma nova história

Você quer viver uma nova história com o seu trabalho?

Você quer ser feliz com o seu trabalho?

Lá no fundo você ainda acredita que tem jeito?


Fica aqui uma última reflexão:

O QUE EU REALMENTE FARIA SE SOUBESSE DE ONDE VEM ESSA TRISTEZA PELO MEU TRABALHO?


*****  *****  *****  *****  *****   *****  *****  *****  *****

TRANSFORME SUA VIDA PROFISSIONAL!!! AINDA DÁ TEMPO!!!

*****  *****  *****  *****  *****   *****  *****  *****  *****

1°. Coaching em Grupo Online de 2017 Informações: falecomigo@rrezende.com.br

Últimos artigos:

E se a gente juntasse as pequenas alegrias, seríamos felizes todos os dias!

Se você precisa esperar sexta-feira às 18h pra ser feliz, desculpa a tua vida é muito ruim!!!

Quer ler todas as publicações, clica aqui!

*****  *****  *****  *****  *****   *****  *****  *****  *****

Até a próxima! ;-)

Abs.

Regiane Rezende

inspirando, desenvolvendo e transformando vidas!

coaching presencial e online - grupos e individual

regiane@rrezende.com.br

www.rrezende.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Regiane Rezende

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos