Trolls 2 - Lindo debate da Diversidade

Trolls 2 - Lindo debate da Diversidade

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


O tema da diversidade vem ganhando mais espaço e pautas no nosso dia a dia. Constantemente, ao apresentar os temas em empresas, buscamos trazer o olhar para o aspecto de que a diversidade e o combate as violências deve ser algo presente na cultura da empresa e que seja compartilhado pelos/pelas funcionários/as. A diversidade não deve somente estar nos discursos da porta para fora, mas nas atitudes, estratégias de gestão de pessoas e na gestão do negócio, exercendo a busca pela sustentabilidade nos seus negócios. Diversas pesquisas já demonstram a relevância desse olhar nos ganhos corporativos. 

Mas como trazer o tema de forma leve e cotidiana sem esvaziar o mesmo? Nos últimos meses vimos o exemplo de empresas que vieram a público demonstrar seu papel junto ao tema, errando de forma bastante clara, acertando de forma bastante inovadora e tentando de diversas formas expressar este importante papel social. 

Recentemente assisti o filme Trolls 2 com o meu filho de 7 anos. O desenho é um excelente exemplo de como falar do tema DIVERSIDADE de forma leve, simples, objetiva e sincera. Os personagens principais trazem o colorido da bandeira do movimento LGBTQIAP+, além de serem diversos em tamanho, corpos, humor, habilidades, etc. Isso já de forma bastante leve e muitas vezes até inconsciente, para quem não está com a lente da DIVERSIDADE, pode até passar despercebido. 

O enredo gira em torno da disputa dos diversos mundos, representados por ritmos musicais diversos. (Pop, Sertanejo, Rock, Techno, Funk) e como os mundos se tornaram intolerantes uns com os outros. A ideia de impor seu desejo e ritmo sobre o do outro ganha diversas situações no desenho. Desde aquela pessoa que chegam de forma educada e "fofa" que tenta impor o seu melhor sob o jeito do outro, como outros perfis que de forma mais agressiva e impositiva almejam exigir pelo seu ponto de vista.  

No discurso final do filme temos a seguinte fala que reforça de forma brilhante o enredo:

" No início estávamos divididos, nossos ancestrais achavam que nunca iriamos nos entender, só que eles estavam errados, muito errados, temos que saber ouvir outras vozes, mesmo que elas não concordem com a gente. Às diferenças nos deixam mais fortes, criativos e inspirados... São todos os sons e nossas diferenças que fazem do mundo um lugar mais rico. Pois sozinhos não temos harmonia. "

Deixo aqui a sugestão para aqueles que quiserem de forma leve e diferente trazer a reflexão do tema. 

Que possamos reconstruir e construir pessoas melhores para o mundo. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos