Trying: o que você seria capaz de fazer para alcançar um grande objetivo?

Trying: o que você seria capaz de fazer para alcançar um grande objetivo?

Alguma vez você já descobriu ser incapaz de fazer ou ter algo que desejava muito, e mesmo assim você persistiu atrás desse sonho, objetivo? Trying, uma das séries da AppleTV+ - serviço de streaming da Apple -, retrata um casal que sonha em ter filhos, mas não pode, e entra na fila para adoção.

Em Trying, Nikki and Jason - os protagonistas da série britânica - se sentem incapazes de “vencerem” a disputa com outros casais na lista de espera por uma criança para adotar. Inferiores intelectualmente, culturalmente, financeiramente…. resolvem impressionar a assistente social com uma vida que não é a deles. Nasce um mundo de mentira e fantasia, que obviamente não consegue ser sustentado.

Há quem diga que vale tudo quando estamos em busca do nosso sonho. Mas será que vale mesmo? E a nossa essência? E o nosso propósito? E os nossos princípios? Podem ser deixados para trás por causa da realização de um sonho? 

Sonho. No dicionário é bem claro: 1. ato ou efeito de sonhar. 2. conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. Ou seja, sonhos não fazem parte do mundo real, não acontecem acordados. Por isso, devem permanecer no campo do imaginário, pois quando o deixam, viram realidade, seu encanto se quebra, ele se transforma em algo cru, visceral, real. E sonhos não são reais, são sonhos.

Reais são objetivos. E não há fantasia que o faça alcança-los. Objetivos exigem metas, planejamento, processos… coisas que não estão presentes nos sonhos, que quase sempre são incompletos (Quem nunca lembrou um sonho pela metade? Ou teve a sensação de que acordou no meio de um sonho bom?). 

Não deixar o sonho te dominar. Esse é um dos ensinamentos de Trying, que também ensina sobre dedicação, perseverança, paixão em busca de algo que se deseja muito. Mas também nos mostra os perigos de não sermos nós mesmos, de perdermos nossa essência, da obsessão por algo que não temos. 

Todos nós temos qualidades e capacidades que nos fazem únicos. E é essa individualidade que nos faz interessantes e valiosos de alguma forma e para alguém. Não perder nossa conexão interna é fundamental para realizarmos objetivos. Quando deixamos de te-la, nos sentimos uma fraude. E a conquista que deveria ser motivo de orgulho, vira uma frustração e um questionamento sobre nossa real capacidade de alcançarmos nossos objetivos.

Por isso, quando você se perguntar: o que sou capaz de fazer para alcançar um objetivo ou realizar um sonho? Responda sempre: ser eu mesmo e me dedicar.

*texto originalmente publicado em www.lisocaconteudo.com/blog


Jefferson Rodrigues

escritor, roteirista, documentarista, produtor e criador de conteúdo freelancer

Sócio da Lisoca Criação de Conteúdo

Diretor e Produtor Executivo do premiado documentário As Copas por um clique (2018)

Diretor, Roteirista e Produtor Executivo do premiado documentário Radar! Um time! Uma nação! (2019)

Autor do livro Um voo para a vida.

#texto #appletv+ #trying #objetivo #meta

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jefferson Rodrigues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos