TUDO O QUE VOCÊ DEVERIA SABER ANTES DE FAZER A LOUCURA DE ABANDONAR SUA PROFISSÃO.
Abaixo descrevo algumas informações fundamentais antes de você fazer a loucura de largar sua profissão, ou de "arriscar" tudo em uma nova oportunidade.
1. Você é seu próprio patrão.
Descobri que ao fazer esta loucura, estava escapando a corrida dos ratos e vivendo a vida mais satisfeito, com liberdade mental e decidindo sobre meu tempo e ações.
Quando eu era empregado, sempre havia mais um "superior" governando cada movimento meu. Agora eu controlo como meu trabalho é feito.
Sou eu que traço minhas metas e objetivos e decido quando quero ter aumento, basta eu trabalhar um pouco a mais.
2. Você ganha mais dinheiro.
Em média, neste mercado, os independentes, ganham 45% mais do que aqueles que são tradicionalmente empregados, sem falar nos impostos e descontos sobre nossa renda, QUE NÃO EXISTE!!!
É claro que quando você decide sobre seu trabalho e sua renda, você consegue também determinar qual é o limite da sua renda (eu não tenho este limite), já quando eu era empregado, conseguir um aumento significava fazer o que mais eu não gostava, politicagem!, sim, pois nem sempre meus méritos e conquistas forão suficientes para a empresa me promover.
3. Menor custo de vida
Nunca parei para calcular algumas despesas relacionadas ao meu trabalho como empregado, por exemplo minha despesa de automóvel, que praticamente usava 80% para ir e vir do trabalho. IPVA, Licenciamento, Seguro, Gasolina, Depreciação, Avarias e manutenção. Nunca percebi, mas eu DEVERIA descontar 80% deste custo da minha renda liquida.
Hoje, continuo tendo meu automóvel, mas uso para lazer nos 80%, e isso minha nova renda comporta!
Preciso falar da comida? Pois nunca ganhei um vale refeição que cobria minhas despesas de almoço, ou do plano de dados para me manter conectado sem estar na rede da empresa.
4. Liberdade
Quando eu era um empregado - sempre estava internado em um cubículo, trabalhando sem descanso, sempre trabalhando as 8 horas diárias sentado naquela sala e mais umas 4 horas através do telefone e e-mails em casa ou no trânsito, eu sabia o que precisava para executar meu trabalho, e nunca houve qualquer razão para eu parar e desligar a chave do “meu turno”.
Nunca me disseram que trabalhando para mim mesmo, eu teria a minha atual liberdade. Hoje eu trabalho em casa, no Starbucks, no Uber, em locais de CoWorking, ou até mesmo em escritórios de amigos. Sempre em ambientes agradáveis, conhecendo novas pessoas e tendo o total controle do meu tempo.
Quando você trabalha para você mesmo, é forçado a pensar, ser criativo e colocar 100% das suas habilidades em jogo. É uma grande sensação de saber que suas habilidades estão sendo colocadas para um bom uso e que essas habilidades vão continuar a crescer à medida que o seu negócio cresce.
5. Nenhum drama de colega de trabalho.
Muitos de nós trabalham sozinhos (ou trabalham remotamente) e esse isolamento pode ser um pouco assustador às vezes, pra mim não existe! Mas você realmente e honestamente, sente falta de seus colegas de trabalho? Descobri que a maioria deles nunca sequer olhou para mim como um amigo ou alguém com quem ele pudesse aprender algo.
Muitos ouviam músicas que eu odiava, alguns gostavam de falar alto em seu telefone celular durante seus intervalos ... bem ao seu lado... e outros me contavam histórias que eu sequer tinha interesse (e eles nem sabiam disso).
Não preciso comentar dos hábitos higiênicos, que são um tanto quanto pessoal e difícil de julgar.
Seus colegas de trabalho favoritos se tornaram seus amigos e provavelmente ainda fazem parte de sua vida, ou seja, eles jamais se encaixaram nos 99% acima descritos.
6. Dia doente? OK!
Nunca me disseram que eu poderia faltar ao trabalho e não ter que me sentir culpado por estar doente!
A escritora Jennifer Lawler tem trabalhado por conta própria há tanto tempo que ficou surpresa quando, em uma recente visita ao hospital, ela foi perguntada se ela precisava de uma justificativa de sua ausência ao trabalho.
e disse: "E então percebo que o método padrão no mundo dos empregados é tratar as pessoas como se fossem incompetentes, mentirosas ou ambas. Porque essa é a única explicação para o que é claramente uma questão de rotina (um exame durante o horário comercial).”
Imagine esta pergunta “Por favor, chefe, posso levar minha filha para ver o neurocirurgião? R: Não!” ... não duvide que isso acontece!!
Trabalhando pra mim mesmo, o dia em que não trabalho NÃO é um dia em que fico sem pagamento, e ainda consigo ajustar meus horários nos dias seguintes sem trauma.
7. Sua área de trabalho é verdadeiramente sua.
Ah se me dissessem que eu poderia ter 3 monitores em vez de um na minha mesa? Que eu poderia escolher uma mesa grande, em “L” ... pois é, Sim eu posso !!
Quer ter fotos emolduradas de seus amigos e familiares? Quanto mais melhor!
Que tal decorar seu ambiente ca a sua cara e a cara do seu novo estilo de vida?? Nada mal né?
8. Equipamento novo quando você quer / precisa dele.
Não acreditei quando precisei de material de escritório ou então de um novo equipamento, que consegui isso imediatamente !
Se você já trabalhou em um escritório corporativo, você está bem consciente das frustrações que vêm junto com a hierarquia executiva. Se você precisa de um novo pacote de canetas, grampos, ou qualquer aparelho ou periférico, além da burocracia e da desconfiança se você precisa mesmo ... ninguém entende sua pressa e necessidade..
Aqui no meu home-office tenho tudo dentro do meu tempo! Nunca fiquei sem nada que eu precisei para exercer minha profissão.
9. Sem uniformes e etiquetas
Quer coisa mais terrível que um Dress Code no trabalho???
Claro que há momentos de formalidade, mas trabalhar em casa com a roupa que eu mais gosto, é indescritível. Fazer reuniões casualmente mostra meu real e atual estilo de vida.
Nunca trabalhei em casa de bermuda, de regata ou sem camisa, apesar de poder, mas sou profissional e estou sempre preparado para uma vídeo conferência, uma reunião de última hora e para receber pessoas em meu home-office invejável!!
10. Você define sua própria programação.
Quem foi que esqueceu de me dizer que eu poderia fazer as coisas mais simples e significantes da minha vida...
Hoje tenho o horário do café com minha família, levo as crianças a pé para a escola, converso com o rapaz da banca de jornal, volto pra casa, tomo outro café lendo e me atualizando, e parto para minha jornada de trabalho.
Demoro cerca de 8 passos para chegar ao trabalho e acredite, me sinto em casa!!
Tenho tempo para minha esposa, tempo para jantar fora as 19h30, tempo para eventos e até para o cinema durante a semana.
Não preciso mais me preocupar com a luça iu com a faxina, pois minha nova renda me permite ter uma auxiliar do lar que me ajuda em tudo, inclusive na minha hora do almoço, onde “filo” um almoço caseiro na cozinha dela...
Faço minha agenda, tudo cabe nela, meu tempo é meu!!
11. Você é mais valorizado.
Nunca me disseram que trabalhar pra mim eu seria tão elogiado por pessoas que nunca havia visto antes.
Como independente, você não faz mais parte da colméia; Você é um indivíduo altamente valorizado. Mais importante, você começa a decidir qual é esse valor, através de uma proposta bem concebida como esta.
Você recebe crédito pelo seu próprio trabalho. E, através de seus esforços, você ainda começou a ganhar algum reconhecimento de nome, não apenas entre seu network mas, mas de estranhos também.
12. Você escolhe seus próprios clientes.
Que pena que nunca me disseram que eu poderia definir a minha estratégia e identificar meus clientes de acordo com minha experiência e habilidades.
Quando você trabalha como um empregado, você é mais ou menos obrigado a servir quem decide aparecer no local de trabalho do seu empregador ou atender aqueles que algume escolheu pra você.
Se algum cliente meu não esta satisfeito agora, é porque eu falhei, escolhi o cliente errado.
Eu sou o único que está no controle agora, não eles.
Eu escolho a quem ofereço meus serviços e quem eu quero como meu cliente.
Enfim, uma triste realidade desde que resolvi mudar minha carreira; perdi anos na corrida dos ratos!!
Minhas observações finais;
Como qualquer negócio, claro temos os desafios, as falhas e as rejeições.
Mas, como sou eu quem decido, cada desafio se torna uma meta, cada falha se torna um aprendizado e cada rejeição me empurra ainda mais no caminho certo!!
Se você quer realmente mudar seu estilo de vida, vamos bater um papo!
Mas se desejar seguir sua incrível carreira, espero que um dia nos encontremos no topo!
Procurando Emprego
7 abem legal a materia parabens
Consultoria em dados - PBI - Tech Lead -Gestor Projetos - MS900 - Phyton - SQL
7 acomo funciona?