Tudo que puder ser automatizado, será!
Não sou um passageiro tão frequente assim mas fiquei surpreso com uma novidade que vi no aeroporto essa semana. Uma coisa que, ao meu ver, vai facilitar muito a vida daqueles que utilizam os serviços aéreos para se deslocarem mundo afora. Vou contar aqui para vocês.
Cheguei no aeroporto de Guarulhos com destino ao México. Normalmente faço meu check in em casa e apenas despacho a bagagem mas dessa vez deixei para fazer tudo no aeroporto. Fui ao totem da Latam, imprimi a etiqueta da bagagem e o cartão de embarque normalmente (até ajudei uma outra pessoa que estava quase perdendo seu voo).
A novidade veio ao despachar a bagagem. O processo está totalmente automatizado. Isso mesmo, sem nenhuma intervenção humana! Não me recordo de ter visto isso em nenhum outro lugar do mundo.
A Tecnologia é uma grande aliada dos negócios. Se utilizada da forma correta, trará vantagem competitiva (sustentável ou temporária) pela diferenciação, além de eficiência financeira e operacional. A minha experiência com essa inovação foi muito boa, tudo muito bem explicado e detalhado, sem nenhuma dúvida durante o despacho da bagagem.
Sempre soube do papel transformador da Tecnologia. Quem trabalha com isso todo santo dia, sabe bem que ainda existem muitas áreas e serviços que mudarão nos próximos anos. Veremos transformações simples e outras mais profundas, mas gostaria de destacar duas importantes questões:
1) Tudo o que puder ser automatizado, será.
Simples assim. Alguém pode dizer, "Ah, mas a Tecnologia vai acabar com o trabalho das pessoas", o que não é verdade. A Tecnologia possibilitará aos seres humanos focarem em atividades mais nobres, que exijam pensamento crítico e tomadas de decisões mais complexas que apenas "escanear" uma etiqueta de bagagem e conferir os dados de um passaporte. Novas profissões surgirão nesse caminho. Profissões que nem sequer sonhamos. Certa vez ouvi algo como "em um futuro breve, os estudantes começarão seus cursos de graduação e, durante seus estudos, mudarão para áreas que sequer nem existiam quando começaram sua jornada universitária". Se você está em uma área onde o trabalho é manual e pode ser automatizado, repense sua carreira, adicione novos conhecimentos ao seu currículo e tenha flexibilidade para viver - e usufruir - dessa transformação digital.
Recomendados pelo LinkedIn
2) A Segurança deve estar presente desde a concepção da inovação até a entrega do produto final.
Segurança deixou de ser um item acessório. É matéria obrigatória quando o assunto é a adoção de Tecnologia. Qualquer inovação pode tornar-se um verdadeiro desastre se a Segurança não estiver intimamente entrelaçada. Basta uma falha de Segurança para que todos os benefícios passem desapercebidos pelos usuários. Como essa experiência foi muito recente para mim, a minha mente subversiva ainda não pensou em nada que pudesse ser burlado nesse processo, mas como tudo na vida, sempre tem alguma vulnerabilidade para ser explorada por alguma ameaça. De repente alguma trapaça na hora de "escanear" a etiqueta? Não sei... Mas se os possíveis cenários não forem avaliados, com certeza trarão consequências para os usuários desse serviço.
O meu papel como profissional de Segurança é o de pensar nesses cenários, nas probabilidades, riscos e impactos, além de alertar meus clientes para as ameaças que surgem e apoiá-los nessa jornada de inovação. Sempre soube que esse era o meu propósito, independente da área de atuação, mas dentro desse universo maravilhoso da Tecnologia.
Como disse no começo, não sou um passageiro tão frequente assim mas se você já viu essa facilidade no momento do check in, conta aí nos comentários como foi a sua experiência.
.
.
.
.
.