Tudo que você precisa saber sobre a nova CNH 2022

Tudo que você precisa saber sobre a nova CNH 2022

Você sabia que nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai estar de cara nova esse ano? As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para trazer mais modernidade, segurança e requisitos internacionais ao documento. A nova versão da carteira começa a ser emitida a partir do dia 1º de Junho.

Mais segurança e facilidades para o condutor

“A nova carteira vem com itens a mais de segurança, itens que foram incorporados para dificultar a falsificação. Tanto os motoristas quanto quem estará fiscalizando vão ter informações úteis dizendo qual o veículo que o motorista está habilitado a conduzir e se há alguma restrição médica, por exemplo, se ele necessita de correção visual.” Explica Artur Morais, especialista em trânsito.

Outra novidade é que a nova CNH manterá o QR Code que já está disponível nos documentos emitidos desde 2017. A resolução do Contran prevê que a nova CNH poderá ser expedida no formato físico, digital ou ambos. A escolha cabe ao motorista. Dessa forma, não será mais obrigatório a emissão do documento físico como acontece atualmente.

O documento vai ganhar mais uma cor. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. “O documento virá também impresso na língua portuguesa, inglesa e francesa, permitindo seu uso internacionalmente”, detalhou o secretário Frederico Carneiro.

Vai mudar para renovar?

A renovação deve ser realizada normalmente quando a CNH vencer. Entretanto, a validade agora para quem tira o documento é de dez anos para pessoas abaixo de 50 anos, prazo alterado pela nova versão do Código Brasileiro de Trânsito que entrou em vigor em 2021.

Para motoristas entre 50 e 70 anos, o prazo é de 5 anos para renovação e pessoas com mais de 70 anos devem renovar a CNH a cada 3 anos.

Vale ressaltar que pelo novo código as autoridades estaduais de trânsito devem comunicar o condutor por meio eletrônico 30 dias antes do vencimento de sua CNH. Na ocasião, basta que o motorista compareça ao departamento estadual e cumpra todos os requisitos, que em geral envolvem taxas e atualização de dados.

Agora que você está por dentro desse assunto, nos conta: o que você acha das novas mudanças na CNH para o ano de 2022?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de byecar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos