Turismo Sustentável
Já muito se escreveu sobre o momento e sobre o pós-momento.
Aproveitou-se para se dizer que aquelas questões de sobrelotação de alguns destinos turísticos (que estavam a ter implicações sociais fortes) teriam de acabar e na Primavera ou na Bonança esperada devia prevalecer o «turismo sustentável». Completamente a favor do mesmo, não percebo como limitar o número de alojamentos disponíveis com o fim de diminuir os turistas nos centros do Porto, Lisboa, Barcelona, Veneza, Amesterdão e de tantas outras cidades confere aos sobejantes o epíteto de «alojamento sustentável». Isto a menos de se estar a contar que há turismo sustentável sem o contributo de alojamento que não o seja.
Aquilo que se viveu e que é razoável entender-se como algo que ainda irá permanecer permite-nos falar numa tendência para procurar, com prevalência para reservas de última hora dadas as incertezas:
- Alojamentos seguros (ganhando aqueles que para lá de «seguros» se encontram em localizações mais remotas e menos povoadas),
- Alojamentos que oferecem uma flexibilidade total em relação à anulação das reservas, fruto da incerteza associada à evolução de surtos,
Ao procurar espaços mais bucólicos e menos densos, pode acontecer que as pessoas:
- descubram novas sensações e experiências que poderão querer repetir (ou pelos menos divulgar);
- sejam mais sensíveis às questões da (verdadeira) Sustentabilidade, pois o contacto com a Natureza, Ambiente, Pessoas e Cultura e toda a envolvente reclamam as atitudes correctas.
Se quer centrar-se no problema, pode continuar a dizer que perdeu 60% dos lucros esperados este ano. Se quer concentrar-se na solução – que garantidamente dá retorno – pense seriamente em mudar para uma gestão mais sustentável do seu empreendimento.
E não desanime se opera numa cidade: Mesmo aqui, a diferenciação que vai comunicar e os ganhos de eficácia e eficiência podem dar-lhe o retorno que precisa para a sustentabilidade do negócio.
Se não ocorre mais do que mudar toalhas a pedido do cliente como medida sustentável (que decerto já adoptou) então pode-nos pedir mais ideias, usando este formulário:
https://forms.gle/aNqPAjZUG8qcwjh17