Ufa… Enfim recolocado no mercado de trabalho. Mas como?
Estamos vivendo um momento onde no mercado de trabalho, a recolocação profissional tornou-se de extrema importância para a maioria dos profissionais. Isso já não é novidade pra ninguém.
Nossa economia, assim como a economia mundial tem trazido cada vez mais incertezas para os nossos dias. Nós e muitas outras pessoas que conhecemos já passaram por mais de um emprego, seja em busca de condições melhores, ou devido às crises que assolam o país e consequentemente nas empresas que trabalhamos. Perder o emprego pode acontecer com qualquer um, jovem ou mais velho, solteiro ou casado, uma experiência terrível para muitos.
A palavra crise em chinês significa oportunidade. A maioria de nós não pode esperar até encontrar o emprego dos sonhos, pela necessidade de prover para nossa família, ou contas a pagar que não esperam. Mas, situações como essa podem nos ajudar a mudar no presente algo que não pudemos no passado. Planejar, estudar, ter esperança que o próximo pode ser melhor, existe.
Durante esse momento, é importante que o profissional refaça seu orçamento, planeje suas despesas e se organize, você não sabe por quanto tempo pode ficar sem se recolocar. Outro detalhe, é que muitos dos que foram desligados, tiveram seus cargos extintos e aquele cargo antes ocupado por uma posição sênior, da noite pro dia virou plenos, pagando menos que antes, por isso, será necessário ajustar sua pretensão salarial para um valor abaixo do que costumava receber antes.
Criar uma rotina de trabalho para a busca de oportunidades, relacionamento com empresas de diversos segmentos, sites de vagas, de cadastro de currículos, consultorias parceiras e até headhunters para tornar a conquista por uma nova posição no mercado muito mais rápida e assertiva.
Então o que fazer? Foco, técnica e networking são fatores determinantes para um profissional fazer uma transição de carreira bem-sucedida. A recolocação no mercado de trabalho pode ser realizada tanto quando uma pessoa é dispensada quanto com o profissional em atuação, mas que está em busca de uma nova posição em outra empresa.
Hoje em dia, felizmente com a tecnologia, já se foi o tempo de bater de porta em porta gastando passagem, combustível e sola de sapato pra entregar currículo pelas empresas, sem falar na economia também de papel e tinta de impressão. Atualmente podemos contar com ferramentas captadoras de currículos como:
Trabalhe conosco
Banco de currículos
Site de consultorias de Recrutamento e seleção
O quanto antes você estiver disponível nessas ferramentas, melhor.
Trabalhe Conosco: Das empresas que te interessam trabalhar, visite o site de cada uma, sempre tem no site o link Trabalhe Conosco. Não perca a esperança se você entrar e não tiver vagas naquele momento. Vasculhe por oportunidades se disponíveis, mas se cadastre também. Mesmo que não tenha nada de vaga disponível no momento, faça o seu cadastro. Eles são demorados, são chatos, alguns depois de você ter preenchido uma página inteira pode dar um erro que você fica com tanta raiva que pensa em desistir, mas não desista! É uma das fontes onde os recrutadores irão buscar os profissionais assim que abrir a vaga. Para eles, é interessante que a vaga seja fechada o mais breve possível, por isso, as buscas ativas nesses bancos de cvs internos é a primeira tentativa, muitas vezes até antes de anunciar uma oportunidade externamente. Mas e as Indicações Internas? Sim, elas também são acessadas, mas, como em todo processo, se os candidatos não estão no perfil solicitado, não entram na seleção. Envie aos seus contatos seu cv e peça que eles encaminhem ao Rh.
Sites de Banco de Curriculos: Vagas.com, Infojobs, etc. Faça o cadastro total, não deixando nenhuma informação de fora, especialmente de contato. Importante aqui é você entrar todos os dias, pelo menos 1 vez ao dia, para que você se candidate assim que abrir a vaga. Nesses sites, existem filtros também para os selecionadores, pois muitos são aqueles que se cadastram sem estar no perfil e precisam ser eliminados. Se você estiver no perfil desejado, será um dos primeiros a serem mostrados nesse filtro, aumentando muito sua chance de ser chamado para uma entrevista. Uma vaga que está aberta há 1 semana já recebeu centenas de cvs no perfil. Seja um dos primeiros a se candidatar.
Sites de Consultorias: Da mesma forma que o Trabalhe Conosco, se cadastre mesmo que não tenha oportunidade disponível. Pesquise as mais conceituadas, são nelas que as melhores empresas divulgam suas vagas.
Sabe aquelas vagas compartilhadas no linkedin, facebook ou Whats App? Pois é, elas também são uma ótima opção de candidatura e de se fazer presente, mas a maioria é sem data de divulgação, ou seja, não sabemos ao certo por quanto tempo está aberta, nem se ainda está sendo trabalhada pelo recrutador ou empresa requisitante. Uma vez que o post é compartilhado, o responsável pela vaga perde totalmente o controle de avisar ou não o encerramento, ficando assim sem nenhuma responsabilidade sobre isso. É válido sim enviar seu cv para essas oportunidades, mas tenha em mente que você pode não receber retorno algum disso ou pode estar se candidatando para um oportunidade que já foi encerrada.
Se faça presente por toda a rede. As pessoas estão procurando por você.
Boa sorte a todos!
Agradeço a todos os meus amigos, ex colegas de trabalho, familiares, amizades que realizei aqui pelo Linkedin me marcando constantemente em vagas e oportunidades. Obrigado Dani, Leana, Mari, Juliana Matta, Wallace, Andrea Maia, Patricia Leite, Ju Badaró, Isabel, e muito mais amigos.
BDM JF Energy Services South America - Scantech | CFE | Decommissioning
8 aParabéns Raphael!!! Muito sucesso pra vc sempre...
Administração de Empresas | Recursos Humanos | Office management | Facilities
8 aParabéns rapha
Assistente Executiva
8 aComeçando bem 2016... excelente!! Mais sucesso no decorrer do seu ano!! abs
Engenheiro Senior e Gerente de Projetos
8 aLucky
Gerente de Pós-Venda - Veículos Elétricos Híbridos (MHEV/HEV/PHEV) - Kia Brasil | Executivo Pós-Vendas
8 aParabéns e sucesso!!!