Um empreendedor de sucesso é capaz de prever o futuro

Um empreendedor de sucesso é capaz de prever o futuro

No texto anterior comentei sobre alguns aspectos que constituem um empreendedor de sucesso. Vamos dar continuidade a esse assunto?

Nesta segunda parte, quero compartilhar uma pergunta sobre a grande visão (que falei na primeira parte deste assunto): de onde vem a habilidade de construir essa grande visão? Será que é algo genuíno ou aprendemos?

Bom, como tudo na vida, acredito que não exista uma resposta simples e curta para essa pergunta. Na minha opinião, essa habilidade é constituída um pouco pela genética e um pouco por aprendizado.

Para explicar melhor, vamos mudar um pouco de assunto. Você já deve ter ouvido falar que em tribos indígenas existe sempre uma figura considerada capaz de enxergar o futuro, uma espécie de Xamã, ou qualquer outro nome que defina aquela pessoa que a tribo procura em busca de respostas para assuntos complexos e importantes.

Mas, por que estou falando disso? Porque eu acredito que estas sejam pessoas que possuem uma habilidade genética para desempenhar aquele papel. Assim como atletas, algumas pessoas nascem com a habilidade de performar melhor nos esportes que outras. Ou artistas, que possuem facilidade de criar uma obra de arte em uma folha em branco sem nenhum estudo teórico.

E eu acredito que essa habilidade de criar a sua grande visão também venha um pouco da genética.

Mas, também acredito que você é capaz de potencializar esse atributo por meio de treinamentos e da prática.

Mas como chegar à sua grande visão?

Nós sabemos que os filmes, livros e séries gostam muito de glamourizar essa figura do visionário ou daquela pessoa que acorda com uma ideia brilhante pronta na cabeça. Quantas vezes você já viu algo assim acontecer no mundo real?

Na minha perspectiva, essa visão é formada por uma combinação de reconhecimento de padrões e entendimento do passado.

Por exemplo, qual o método de ensino mais usado nas escolas de MBA? O estudo de caso. Onde você lê o que já aconteceu em uma empresa, as decisões que foram tomadas e os resultados alcançados. E por que esses estudos são assim?

Porque eles apresentam um histórico, um olhar para o que já aconteceu. E porque eles mostram um padrão. Sabe aquela máxima que diz que a História sempre se repete? Ela é verdadeira!

Claro que isso não significa que os resultados ou mesmo o desenvolvimento serão iguais, mas o histórico e os padrões nos mostram as possibilidades.

Então, se através de sua experiência, você conseguir montar a sua “biblioteca” de históricos, cenários e padrões que já aconteceram e possuir a habilidade de observar as tendências atuais, você pode comparar passado e presente para ter uma ideia do que vai acontecer no futuro.

E, claro, contar com um pouquinho de sorte, que não faz mal pra ninguém.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alan Freeman

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos