Um estudo da análise financeira em uma organização de forma simples e prática. (cap.2)
É atribuição do gestor financeiro identificar o ponto de equilíbrio, fator de estrema importância para uma análise bem estruturada, assim como as técnicas que a compõem. E é nesse capitulo que detalharemos alguns desses fatores.
Identificando o ponto de equilíbrio financeiro dentro da organização.
Quando falamos de análise financeira, o ponto de equilíbrio financeiro deve ser prioridade, pois se tratando desse quesito, a sua receita deverá ser sempre superior à sua despesa e custos operacionais. É dessa forma que será possível identificar se o seu negócio é rentável.
Fatores e técnicas que compõem uma análise financeira.
Faturamento periódico.
O faturamento é o volume de venda e é através dele que conhecemos e acompanhamos as vendas do dia a dia, tendo ciência dos seus produtos e serviços, quando e quanto estão sendo vendidos.
Custo fixo.
São aqueles que não sofrem alteração com o aumento ou diminuição do volume de vendas, também conhecidos como custo de estrutura. Primordiais para a manutenção e existência a da empresa.
Exemplos de custo fixo: aluguel, salários, segurança, internet, água e energia.
Custo variável.
São custos que variam de acordo com o volume da produção em determinado prazo. Interferem diretamente os valores de venda.
Exemplos de custos variáveis: matéria prima, comissões de venda, mão de obra, insumos.
Tornar custo fixo em variável é um dos objetivos estratégicos de uma organização.
Recomendados pelo LinkedIn
Lucro operacional
O lucro operacional é encontrado na DRE da organização. Esse número representa o lucro gerado apenas pela operação do negócio, sem levar em conta as despesas administrativas, operacionais e comerciais. Ele aparece no demonstrativo de resultado em exercício, como a receita total que a organização gera com as vendas depois de pagar todas as despesas operacionais como o aluguel, os custos de estoque, a folha de pagamento dos funcionários, desconsiderando os juros e os impostos.
Tendo sua formula representada por LO = RT – CBV – DO
Lucro operacional = receita total – custos dos bens vendidos – despesas operacionais.
Margem de contribuição.
Índice que possibilita a realização da análise de viabilidade, ponto de equilíbrio, lucratividade e avaliação de novos projetos. Quanto maior esse índice maior a saúde financeira da empresa.
De certa forma, corresponde a quantia que sobra da receita obtida das vendas após o abatimento dos custos e receitas variáveis.
Preço de vendas
Uma das primeiras analises que devem ser realizadas. O preço de venda deverá ser uma ação estratégica que considera fatores como;
No próximo capítulo veremos os temas relacionados a fluxo de caixa e capital de giro. As duas atividades de suma importância para uma gestão financeira eficiente. Veremos esses dois temas de forma simples e prática.
Rodrigo Viana Farias - Analista de estratégias financeiras