Um guia prático para a escolha de mentores

Um guia prático para a escolha de mentores

Eu sou totalmente suspeita para falar do tema escolha de mentores. Sou uma mentorada extremamente grata aos profissionais que desempenharam (e ainda desempenharão!) essa função na minha vida ❤️.

Recentemente, com o lançamento da marca Deniane Bezerra, também incluí atividades de mentoria na minha rotina profissional.

Compartilhar o que sei fazer dentro de frameworks e metodologias testados e aprovados me enche de satisfação.

Mas, eu sei também que tem muita oferta de mentoria e alguns profissionais não tão sérios e preparados no mercado. Por isso, preparei um guia prático para quem tem vontade de mergulhar no incrível universo da mentoria. A escolha da pessoa mentora certa vai fazer toda a diferença para os resultados.

Valores e objetivos alinhados

É importante buscar um mentor ou mentora que compartilhe valores semelhantes e entenda perfeitamente seus objetivos de carreira ou as metas do seu negócio, caso você empreenda ou seja autônomo (a).

Uma vez alinhados quanto aos valores e objetivos, vocês terão uma base sólida para o desenvolvimento de uma relação de confiança e aprendizado.

Experiência relevante

Procure por mentores que tenham vivenciado desafios e sucessos que você busca alcançar. A experiência deles pode ser um mapa valioso para evitar erros comuns e acelerar seu progresso. Por exemplo: se um dos seus objetivos é deixar o mercado corporativo e empreender, contratar um mentor ou uma mentora que não tenham vivido na pele as dores e delícias do empreendedorismo pode não ser a melhor coisa a fazer.

Capacidade de feedback construtivo

Escolha alguém que possa oferecer feedback honesto, mas sempre com o intuito de construir e ajudar no seu desenvolvimento.

Disponibilidade e acessibilidade

Certifique-se de que seu mentor ou mentora tenha tempo e disposição para acompanhar seu desenvolvimento. A mentoria é uma via de mão dupla, que exige comprometimento de ambas as partes.

Construa a relação com intencionalidade

A mentoria não é apenas sobre aprender, mas também sobre construir uma relação na qual ambos crescem. Seja proativo (a), demonstre interesse genuíno e respeite o tempo do seu mentor(a).

Esses são os pontos básicos para poder viver uma experiência verdadeiramente transformadora no processo de mentoria. Espero que lhe ajude a escolher a pessoa capaz de extrair todo o seu potencial e atingir novos patamares na sua vida.

Para quem busca mentorias na área de finanças ou em empreendedorismo, eu tenho propostas no site Deniane Bezerra. Confira e, se for o caso, eu vou adorar acompanhar você nesta jornada.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos