Um homem bateu em minha porta e eu abri
Quando eu era criança gostava muito de pular corda e cantar uma canção que dizia assim:
Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores: põe a mão no chão
Senhoras e senhores: pule de um pé só
Senhoras e senhores: dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Ra, re, ri, ro, rua
Parei para refletir sobre os riscos que é viver sem planejamento. De repente aparece um homem, te dá ordens e te deixa um aviso: o jogo acabou. Isso acontece diariamente nas organizações, acontece no mundo dos negócios, acontece dentro de casa, acontece em nossas vidas. Cada um sabe o nome deste homem: desemprego, dívidas, doença, cansaço, stress, etc.
Primeiramente, permita-me contar algo que aprendi aos trancos e barrancos. Hoje em dia eu procuro reservar e gastar as minhas energias para dois momentos importantes.
O primeiro é o agora. Faço de tudo para estar presente de corpo e alma e viver cada instante. Se estiver em numa reunião de trabalho aquele ali será o meu foco: participo, deixou a minha opinião, acrescento, discordo e dou feedback. Se eu estou ao telefonema com um amigo ou família minha concentração é voltada para compreender, ajudar e incentivar como eu gostaria que fizessem comigo. Esta é a minha rotina diária para viver bem e ser feliz Agora.
Até porque é fácil julgarmos uma pessoa por estar ausente, enquanto nós estamos tão ocupados com nossas atividades e não conseguimos tempos para mais nada. E, quem sabe a vida do outro é mais fácil pois ele tem tempo para ir à praia ao final de semana. Afinal, só você trabalha aos finais de semana e acumula tanta responsabilidade que eu diria que quando Deus descansou no sétimo dia deixou o mundo aos seus cuidados e permanece assim até hoje.
O segundo momento, e o maior impactado por aquilo que eu entrego Agora, é o futuro. Quem aqui pensa no que vai jantar ao final dia, antes ou durante a preparação do pequeno-almoço? Aliás, você planeja pequenas coisas no seu dia-a-dia que terão impacto na sua vida no futuro?
Eu não espero que durante o dia, sei lá de onde, surja uma sugestão espectacular de jantar. Até porque isto pode não acontecer. Nem ao final da tarde, poderei ter tempo de sair para comprar os ingredientes e já cansada, ao final do dia, ter forças de preparar a refeição. (admiro que faça isto todos dias). Nem todos os dias são perfeitos, não são. Mas podem ser melhores se tivermos energia para vencer estes dias maus.
Em tudo procure espaço para planejar e viver, planejar, viver e aprender. A vida é um jogo que nós nunca pedimos para entrar, não sabemos quando ou como termina, passamos a maior parte do tempo a descobrir e reinventar as regras para que outros possam fazer melhores escolhas que as nossas. Vida o seu agora (agora), planeje o seu futuro.
Receba o que a vida tem a oferecer, como uma opção e não como a única alternativa.
-------------------------------
Vamos jogar?
Engenheiro Eletrotécnico
5 aBelo Texto,
Subdirector de Marketing | Banco de Fomento Angola
5 aExcelente!