Um novo ciclo pra nossa roda.
Enfrentar desafios nem é uma questão pra você que está aqui, então vamos assumir essa bucha. A questão passa a ser como fazer parte da mudança do mundo pós pandemia sem perder o foco mercadológico e de nossas carreiras.
Empresas as vezes são um saco, um saco lotado de cargos e salários inflados, processos que se esbarraram um no dos outros (trade off que chama?), políticas internas que sustentam os vícios nisso tudo e pouca comunicação. A quem isso é útil? As pessoas? A quais pessoas?
Mesmo dentro das estruturas, muitas empresas servem poucas pessoas. E muitas pessoas servem poucas empresas, e as demais?
Sobre Ciclos Sustentáveis.
Posições fundamentais estão à luz da sociedade e deveriam estar no diálogo do mercado e seus setores. A igualdade é um eixo do ciclo que sabemos, dá voltas. Horizontalizar processos é um forma de iniciar novos ciclo, a partir daí podemos focar em processos. A parte que a maioria acha chata de saber, mas todo mundo se mete.
As vezes a gente precisa saber onde estamos acordando pra entender onde a gente dormiu.
O sonho precisa continuar ou o emprego da gente virá um pesadelo. Empresas começam com pessoas, mas não podem parar ai!
Vemos muitas grandes pequenas empresas terem no seu início a força do fator humano e depois se apagarem exatamente por perderem isso. Faz sentido?
A roda gira com todos os tipos de resultados, mas alguns se forem pensando com pouca diversidade, voltam pro final da fila de onde começaram, e o seu efeito é anulado. É o velho, vender o almoço pra pagar a janta.
O não saber o custo, mas se importar só com a venda. Vender mais pode ser sanado dando tudo de graça, mas esse é o foco do seu mercado?
A roda precisa girar, e continuar girando. Retroalimentar que chama o foco da sustentabilidade, do contrário, ela gira e para.
Precisamos rever nossos eixos e eliminar o vicioso deles pelo virtuoso no nosso.
Tudo é tecnologia e o valor humano é o eixo que gira há muitos anos, o mercado só precisa aprender a ganhar dinheiro de uma forma mais ... humana, do contrário vamos perdendo, perdendo até nos perdermos.
Vamos achar a luz? Podemos mudar modelos?
Buscar pessoas que nos ajudem nesse caminho é desafiador, e por isso, fantástico! A Nova economia esta lotado de novas tecnologias, novos fundos de investimentos, novos mercados e novas ou velhas pessoas com poder de capacidade de soma.
Um bom começo é lembrar o inicio, como tudo nessa empresa começou? A partir dai repensar os processos em uma forma de ciclos.
Por favor, me lembrem de esquecer as réguas no estojo e trazer o foco pro tempo de vida, o ciclo! O nosso mercado é binário, mas não precisa mais ser.
__________________________________________________________________________