"Um olhar por dentro dos encontros do Curso de Pós Graduação em Gestão em Saúde EaD do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (*)

        No último dia vinte e três de agosto deste ano de 2021, marcado pela Pandemia do Coronavírus, foram encerradas as principais atividades educacionais da 12ª Turma, iniciadas em 22 de junho de 2020, ficando pendentes apenas aos alunos que não lograram êxito no decorrer do ano a recuperação das disciplinas que não foram alcançadas por média mínima de nota 7(sete) e a prova substitutiva em razão do não cumprimento por qualquer um dos aluno, independente dos motivos, prova está realizada em dois períodos (março e agosto de 2021), segundo orientações e práticas do Ministério de Educação e Cultura – MEC.

        O curso teve como público-alvo profissionais multidisciplinares, com formação superior em diversas áreas de conhecimento, para atuação na gestão em saúde em instituições na área da saúde.

        O objetivo do curso foi a de capacitar os multiprofissionais procurando aprimorar e desenvolver as competências gerenciais buscando uma visão integrada do sistema de saúde na forma sistêmica que encontramos no mercado de trabalho.

        No programa e metodologia do curso, com duração de 12 (doze) meses, compatibilizando 422 (quatrocentos e vinte e duas) horas, dividido em 2(dois) blocos de disciplinas, que são totalizadas em número de 14(quatorze), assim identificadas: Compreendendo o setor de saúde; Prática baseada em evidência; Epidemiologia gerencial e informações na gestão de saúde; Gestão de Processos em Saúde + melhoria contínua LeanΣ Gestão de fluxo de pacientes; Metodologia do trabalho científico; Gestão do risco e segurança do paciente; Gestão de projetos em saúde; Gestão financeira em saúde; Gestão de pessoas em saúde; Ética e Compliance em saúde; Transformação digital em saúde; Experiência do paciente, e uma das duas opcionais a escolher: Gestão do corpo clínico ou Gestão do projeto II.

        Foram dias em que tivemos oportunidade de ouvir, conhecer e discutir sobre assuntos diversos que tratavam da grade de disciplinas nos encontros via Zoom (cada disciplina marcava o seu dia de Fórum para discussão).

        Iniciamos “nossa empreitada” com a aula magna, em 22/06/2020 tendo pela manhã as falas dos Doutores Sidney Klajner e Miguem Cendongio com apresentação do curso com Claudia Regina Laselva, Tatiane Carnero e Ana Júlia Lima, e, na parte da tarde com Kenia Gomes Alcântara tratando da Ambientação no Sistema Virtual de Aprendizagem (Canvas).    

        Na primeira disciplina, “Compreendendo o Setor de Saúde”, conhecemos o sistema de saúde brasileiro, a cadeia de valor da saúde e o futuro da Medicina: Desafios, Tendências e Sinais de Mudança.

        Na disciplina a seguir, “Prática Baseada em Evidências e Construção de Políticas e Práticas”, estudamos o conceito de prática baseada em evidência, a construção de prática baseada em evidência, educação em saúde – repensando sua prática nos serviços de Enfermagem (pós Enfermagem) / repensando sua prática nos serviços de saúde (pós multiprofissionais) e os resultados – como produzir informações para tomada de decisões.

        A “Epidemiologia Gerencial e Informações na Gestão em Saúde”, terceira disciplina apresentada, encontramos como tema a epidemiologia na saúde, a gestão de informações na saúde, o compreendendo, comparando e utilizando indicadores e exemplos práticos de aplicação da epidemiologia gerencial.

        Partimos para a quarta disciplina “Melhoria Continua do Processo (Lean & Sigma) + Gestão de Processos em Saúde “, onde foram abordados os conceitos e métodos em melhoria continua, definição e medição, análise e melhoria e controle.

        Na quinta disciplina “Gestão de Fluxo de Pacientes” conhecemos os conceitos e tendências da gestão do fluxo do paciente, as estratégias de maximização da eficiência do fluxo, da criticidade das operações nas instituições de saúde tratando da relação entre a capacidade e a demanda e a discussão de caso.

        A disciplina “Metodologia do Trabalho Científico”, a sexta a ser cursada, tratamos do estudo e alinhamento do orientador (para nosso TCC), do diagrama de Ishikawa, do 5W2H, dos indicadores e metas e validação da estrutura, observando os elementos constituintes do projeto de pesquisa em base de dados na área da saúde.

        Chegamos na sétima disciplina, “Gestão do Risco e Segurança do Paciente”, onde tratamos dos conceitos, da cultura da segurança, da estrutura da gestão de risco e produção de informações para tomada de decisões.

        Na “Gestão de Projetos em Saúde”, oitava disciplina cursada, tivemos conhecimento de planejamento estratégico, introdução à gestão de projetos, viabilidade de projetos e planejamento e gerenciamento.

        Na disciplina de número nove “Gestão Financeira em Saúde”, estudamos planejamento estratégico e a área financeira, a gestão contábil, a gestão econômica e financeira e a gestão de custos.

        A décima disciplina, “Gestão de Pessoas em Saúde”, tivemos conhecimento da gestão estratégica de recursos humanos, recrutamento, seleção e desenvolvimento, comunicação e relacionamento interpessoal e gestão do ambiente de trabalho.

        A disciplina “Ética e Compliance em Saúde”, décima primeira do curso, nos trouxe conhecimentos de governança corporativa e estrutura de Compliance, princípios legais e regulamentações, gestão de riscos, controles internos, monitoramento e Compliance na prática.

        A penúltima disciplina, décima terceira da grade, “Experiência do Paciente”, nos foi apresentado a introdução ao conceito de experiencia do paciente, do programa acelerador: uma metodologia de trabalho, o engajamento do paciente e famílias e o engajamento do colaborador.

        Como disciplina opcional, e última a ser cursada, optei por “Gestão do Projeto II”, onde foi abordado o planejamento estratégico e gestão de projetos como vantagem competitiva e a viabilidade do projeto.

        E o que cada um de nós participes desses encontros, detentores dos “legados” dos conhecimentos apresentados o que teremos a apresentar a Sociedade Brasileira? Entendo que o “Gestor de Saúde” deve ter habilidade (saber fazer), atitude (saber ser) e conhecimento (saber adquirido), que são ingredientes fundamentais para o processo.

        E o que a Sociedade Brasileira espera desse atualíssimo “Ator Social”, o “Gestor de Saúde”? Capacidade de planejar para otimizar os recursos, cada vez mais escassos, articular com esferas envolvidas, visão ao longo do prazo, visão estratégica, capacidade gerencial e operacional, ser mediador, objetivo em suas ações, exercício de liderança, ética profissional lembrando sempre da Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência, delegar, ter capacidade crítica, capacidade gerencial entre outras atribuições.

        O primeiro passo foi dado...Mãos a obra! As nossas instituições de saúde nos aguardam!        

(*) M. e. José Mauro Carrilho Guimarães, Arquiteto Urbanista, Mestre Educação Profissional em Saúde, aluno do curso,

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos