Um olhar sobre a carreira Médica: Neurocirurgia.
A Neurocirurgia é certamente uma das áreas mais intrigantes da Medicina. A proximidade com o Sistema Nervoso nos traz um pouco do misticismo de estar mais próximo da barreira da perfeição se comparado ao que normalmente a Medicina nos apresenta.
E qual o motivo de eu escrever esse artigo? Então vamos lá... Em quase 10 anos de Medicina, me dediquei quase que exclusivamente ao aprendizado de novas técnicas, novos tratamentos e uma maneira de poder oferecer o melhor para os meus pacientes.
Fiz uma residência de 5 anos ( uma das mais longas na época ...) em um serviço conceituado e ainda tive a oportunidade de me especializar no exterior a fim de oferecer um cuidado ainda mais específico: a Neurocirurgia Pediátrica.
Depois de muito observar e tentar entender o funcionamento do mercado o que percebemos? Será a formação científica definidora da carreira médica? Acompanho e observo profissionais mais experientes, já alocados no mercado e vejo que muitas vezes a meritocracia é considerada tema do passado. Será apenas um viés de seleção ou realmente estamos em frente a uma nova realidade? Gostaria de poder ouvir colegas, entender o cenário e perceber se essa realidade é exclusiva ou simplesmente acaso do destino.
Exercer a Medicina é um tarefa árdua e cada vez mais desafiadora. Pergunto aos grandes Hospitais e recrutadores: o que é necessário para desenvolver as habilidades adquiridas durante tantos anos de dedicação? Fica a reflexão. Quem não se expõe, não evolui. Toda discussão gera aprendizado.
Dr Thiago Hoesker
Médico Neurocirurgião, especializado em Neurocirurgia Pediátrica.
Mãe do Nicolas | Ciclista amadora | Nursing Care | Redução de Danos| Emergency Room
1 aSucesso!