Um olho no olho entre RH e juventude
Imagine só se você conseguisse imergir no mundo do público que você busca compreender, que você busca conquistar, que você busca verdadeiramente se conectar.
Imagine agora fazer isso buscando, a cada interação, a conexão entre vulnerabilidades, verdades, necessidades, anseios, desejos e propósitos.
Essa foi a riqueza de um encontro chamado MEJ Academy - um evento de 2 dias em parceria com a Brasil Júnior, que aconteceu previamente ao ENEJ (Encontro Nacional de Empresas Juniores) em um ano em que o Movimento Empresa Júnior (MEJ) comemorou o maior ENEJ da história reunindo 5 mil jovens empresários juniores, que escolhem empreender soluções desde a faculdade e formar líderes jovens e mais conscientes.
A Eureca reuniu profissionais de RH de grandes organizações do país com jovens talentos empresários juniores para, juntos, discutirmos, entendermos e co-criarmos propósitos em comum que podem ajudar a transformar a realidade do Brasil.
Sabemos que o mercado fala muito sobre a geração jovem atual - que conta com um boom geracional, onde temos a maior população jovem até o momento na história. Sabemos que em alguns anos 70% da força de trabalho será composta por essa geração.
Mas qual é a real verdade de uma geração? E o mercado, e os empregadores e profissionais que buscam esses talentos, quais são seus desafios dentro desse mercado em alta evolução e mutação?
A resposta nós não temos. E se alguém disser que tem, eu arrisco dizer: não tem não.
O que nós buscamos com essa primeira versão do MEJ Academy foi encontrar caminhos. Caminhos que possam ser trilhados juntos entre profissionais de RH, jovens talentos e mercado para que juntos possamos empregar no Brasil as transformações que ele tanto precisa.
Tivemos um primeiro dia de conteúdo e conexão. Passamos pela realidade da juventude no Brasil com dados concretos e depois fomos entender a realidade de estudos sobre o futuro do trabalho, painéis de conversas francas entre os jovens e os profissionais de RH e momentos de co-criação onde buscamos encontrar os pontos de conexão entre os dois lados dessa equação, sempre pautados na temática de como juntos podemos mudar a realidade brasileira.
O segundo dia contou a conexão entre os profissionais de RH numa mesa redonda que trouxe vários dados coletados das co-criações geradas no primeiro dia, muito rico de observações sinceras vindas tanto dos jovens quanto dos profissionais do mercado, o que levantou questões muito importantes para o dia-a-dia, mas sem uma pegada imediatista, mas sim pensando na sustentabilidade a médio e longo prazo de desenvolvimento dos talentos e de como esses talentos desenvolverão também os ambientes de trabalho - esse foi um dos insights gerados nesses dias de reflexão, ação e conexão.
Nós acreditamos - com muita verdade - que essa conexão tem o poder de criar uma nova realidade de dentro das organizações (empresas, movimentos estudantis, instituições governamentais…).
É o encontro entre a verdade do mercado e a verdade da força de trabalho jovem, que se unem pra entender o presente e a muitas mãos começar a criar um futuro muito mais consciente, coerente com todos os stakeholders e que gere um Brasil mais estruturado, com melhores resultados econômicos e sociais.
Essa é a ponte que pode conectar um presente de necessidades em um futuro de abundância.
E que honra fazer parte dessa construção - e o mais legal é que você também pode fazer, é só vir.
Headhunter | Talent Acquisition | People & Culture
6 aCaio Blumer foi um prazer estar com vocês, principalmente pela troca com esses jovens, com certeza aprendi muito com eles. Parabéns pela facilitação da Eureca #checkinandcheckout