Um papai noel diferente

No conto de Nárnia, o papai Noel entrega presentes para Pedro, Suzana e Lúcia. Apenas um detalhe na obra infantil de C. S. Lewis, mas que revela uma riqueza profunda na compreensão dos papais distintos de homens e mulheres.

Pedro recebe uma espada e um escudo. Da mesma forma, Lúcia e Suzana são presenteadas com armas, a mais velha com um arco e flecha e a mais nova uma adaga, mas com ressalva: "evite ao máximo usar essas armas." Lúcia lamenta, "mas pensei que eu estava preparada". "As guerras são mais feias quando mulheres tomam parte delas", explica o bom velhinho. Para Lewis, quando mulheres vão à luta num sentido literal, homens falharam miseravelmente em sua responsabilidade de prover ordem, segurança e justiça em meio ao caos e isso não é belo.

De fato, as mulheres são chamadas para lutar, mas conforme o enredo de Lewis avança, percebemos que a batalha da mulher é empenhada em outro campo. Além do arco e flecha, Suzana recebeu um berrante e Lúcia recebe um líquido capaz de curar. O recado de Lewis é claro: mulheres são capazes de promover cura e alertar a sociedade de uma forma incomparável. Para Lewis, os sexos se completam, cada um a seu modo, ambos fundamentais e equivalentes em valor.

Se homens e mulheres são horizontes distintos que revelam em suas peculiaridades a imagem e semelhança de Deus, é natural que ambos existam para se complementar. Deus desejou orquestrar uma dança entre homens e mulheres no convívio social, que em harmonia demonstraria para o mundo a virtude, beleza e a importância fundamental que cada um possui.

No arquétipo da fantasia, explica Jordan Peterson, o homem precisa conquistar um dragão, mas somente a mulher pode domesticar e civilizar a masculinidade com doçura e ternura. Basta visitar escolas, hospitais e outras atividades de acolhimento para perceba que sem mulheres a educação não existiria e as feridas do mundo não seriam curadas.

Ah se homens e mulheres se dispusessem a entrar humildemente nessa gloriosa dança com respeito, ritmo e harmonia. Os anjos que não podem executá-la assistiriam boquiabertos pensando: somente Deus para realizar esse milagre. O milagre da humanidade plena!

Texto: @andretcosta


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Lucia Sesso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos