Um plano de ação para o mundo
Assuntos e temas de impacto sempre foram de meu interesse, quanto maior o desafio maior a vontade de solucionar e gerar bons resultados sociais.
Acredito que todos já percebem que não podemos simplesmente voltar ao que era antes do ataque da COVID-19, com sociedades desnecessariamente vulneráveis a crises. A pandemia relembrou-nos, da forma mais dura, do preço que pagamos pela fraqueza dos nossos sistemas de saúde, da proteção social e dos serviços públicos.
A pandemia realçou as desigualdades, acima de tudo a desigualdade de gênero, desnudando como a economia formal se sustenta à custa de um trabalho de assistência invisível e não remunerado. Colocou em destaque os correntes desafios dos direitos humanos, incluindo o estigma e a violência contra as mulheres.
Agora é o tempo de redobrar os nossos esforços para construir economias e sociedades mais inclusivas e sustentáveis, que sejam mais resilientes face às pandemias, às alterações climáticas e aos outros desafios globais.
A recuperação deve conduzir a uma economia diferente.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também chamado de ODS são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) da sua agenda socioambiental. Em vigor desde setembro de 2015, os ODS definiram os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030, ou seja, até 2030 todos os países devem implementar os 17 objetivos e 169 metas.
Esta agenda é formada com ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Os ODS são uma oportunidade de criar um mundo melhor. Os negócios devem servir a sociedade. A diferença entre os que têm e os que não têm está aumentando, o planeta está sob forte tensão e a confiança nas instituições continua baixa.
Tenho acompanhando muitos argumentos de que uma forma mais inclusiva é extremamente necessária. Eu concordo. Acredito que não é possível obter sucesso empresarial de longo prazo em um mundo que contém pobreza, fome, mudanças climáticas e pandemia.
Mas as empresas podem realmente ajudar a impulsionar uma reinicialização do sistema atual? Se mudarmos como os nossos negócios são feitos, sim. É possível.
Há muito que precisamos reconhecer que o único modelo de negócios de sucesso duradouro é aquele em que o planeta e a sociedade prosperam. A visão de uma nova maneira de fazer negócios é aquela que gera crescimento ao servir a sociedade e o planeta.
As empresas têm uma oportunidade única na vida de abraçar os ODSs como impulsionadores da mudança social e do crescimento dos negócios. Se eles não conseguirem apoiar a mudança do sistema para modelos inclusivos necessário para alcançar os ODS, os custos e a incerteza de fazer negócios aumentarão criando uma força incontrolável.
Entendo que não seja fácil. Mudança nunca é. Mas estar consciente de seu papel e escolher o caminho pode provocar que muitas outras empresas também aproveitem as oportunidades que os ODS apresentam.
Usando nossos recursos para tratar de questões como nutrição, saneamento, higiene e mudança climática, estamos oferecendo benefícios de curto e longo prazo para empreendedores e para a sociedade.
No próximo artigo falaremos sobre as startups do Programa de Empreendedorismo Industrial do FindesLab e suas aderências aos ODS. Abraços!
Gerente Executiva de Tecnologia e Inovação no Senai Mato Grosso | Tecnologia da Inovação
4 aQuando penso em você, me vem na cabeça palavras como: propósito, impacto e transformação. Estamos em um período diferente, onde é necessário pensar diferente, agir diferente e ter foco no essencial! Excelente artigo! Excelente reflexão e provocação! Obrigada por nos instigar a sermos um time de impacto!
Gerente de Projetos de Tecnologia | Inovação | Business intelligence BI | Melhoria Contínua e Processos Ágeis
4 aMuito bom!! Ansiosa para o próximo artigo 🤗
Excelente artigo!
Estratégia e Planejamento
4 aExcelente, Ju! Não conhecia os ODS, mas sustentabilidade é o único caminho!