Um ponto para começar a inovar
Segundo o dicionário Thesaurus, inovação é a “criação (de um novo dispositivo ou processo), resultado de estudo e experimentação; o ato de começar algo pela primeira vez; apresentar algo novo”.
Inovação é criar algo novo; para saber se essa novidade será algo utilizado ou não, é preciso identificar se ela vem para resolver um problema e/ou apresenta algo que agrada aos consumidores.
Para o desenvolvimento de um produto, a primeira definição do dicionário fornece um belo resumo: a “criação (de um novo dispositivo ou processo), resultado de estudo e experimentação”.
Para criar um produto novo e melhor, é importante começar pelo estudo de problemas que podem ser resolvidos ou necessidades dos consumidores que podem ser atendidas. Para esse estudo, identifique quem são as pessoas que têm este problema ou necessidade, e então entenda a fundo o problema e a necessidade e o que faz com que essas pessoas queiram que o problema seja resolvido ou a necessidade atendida.
Para ajudar nesse processo, utilize entrevistas, pesquisas e observação para estudar o problema ou necessidade do cliente. É possível aplicar mais de uma dessas técnicas em um mesmo estudo, sendo que cada uma delas requer cuidados específicos: na entrevista, tente focar no problema e não na solução que o entrevistado provavelmente poderá compartilhar com o entrevistador.
Analisado o problema ou necessidade, comece a identificar as possíveis oportunidades. Há aí um ponto de atenção: se muitas necessidades forem identificadas, será preciso priorizar algumas delas. Se você tentar atender a muitas necessidades, pode acabar não atendendendo bem a nenhuma delas e demorar muito para supri-las. É importante lançar, assim que possível, um produto que entregue valor para o usuário, para que este já comece a testar e validar a sua proposta de solução do problema. Existem outras maneiras de analisar suas propostas de solução e uma delas é a pesquisa, entrevistando pessoas com perguntas que validem sua ideia ou apresentando a proposta e registrando a opinião dos entrevistados.
As sugestões apresentadas visam a ajudar no início dos trabalhos de inovação; porém, existem muitos outros passos a serem dados, bem como outras metodologias e ferramentas que podem ser aplicadas na busca da inovação.