Um terço dos profissionais globalmente já utiliza o ChatGPT no trabalho, aponta pesquisa

Um terço dos profissionais globalmente já utiliza o ChatGPT no trabalho, aponta pesquisa

Uma pesquisa global realizada pela Freshworks revelou que 33% dos profissionais já incorporam o ChatGPT em suas atividades diárias, com destaque para os setores de TI (41%) e marketing (39%). Na América Latina, essa adoção é ainda mais expressiva, atingindo 54% dos trabalhadores.

O levantamento, que envolveu mais de 7.000 tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países, incluindo 1.500 profissionais do Brasil, México e Colômbia, mostrou que a criação de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e tradução de textos e áudios (45%) são as principais tarefas realizadas com o auxílio do ChatGPT.

Benefícios e desafios

O estudo também destacou que o uso de IA pode poupar cerca de 3 horas e 47 minutos por semana, economizando 24 dias úteis em um ano. Cerca de 72% dos trabalhadores acreditam que a IA agrega valor aos negócios, melhorando a qualidade do trabalho (59%), aumentando a produtividade (57%) e a precisão nas tarefas (49%). No entanto, 69% dos profissionais preferem que os resultados gerados pela IA passem por uma revisão humana, refletindo uma confiança cautelosa em relação à substituição total dos trabalhadores humanos pela tecnologia.

Adaptação e uso no Brasil

No Brasil, 47% dos varejistas já utilizam IA, com foco em marketing e vendas. Contudo, a precisão das ferramentas de IA tem sido um ponto de insatisfação devido à barreira linguística, já que muitos softwares são treinados em inglês, afetando a eficácia no ambiente de trabalho.

Para que a adaptação à IA seja bem-sucedida, é crucial que os profissionais vejam essas ferramentas como aliadas na otimização do tempo e na potencialização da criatividade, utilizando o tempo economizado para tarefas mais complexas e criativas.




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de TIZIANO P.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos